Composição musical a partir de modelagem sistêmica e teoria dos conjuntos

Mateus Mateus Vidal Vidal, Maria Clara de Sousa Tavares, Pedro Henrique Carneiro Tavares, Josemar Claudino Barbosa

Resumo


A pesquisa desenvolveu uma proposta de caráter interdisciplinar, envolvendo intertexto, matemática e composição musical. A intertextualidade é um elemento com diversos exemplos no âmbito musical, assim como música e matemática, semelhantemente, são áreas do conhecimento fortemente conectadas. O foco da pesquisa concretizou-se numa investigação teórico-prática de possíveis aplicações do uso associado de modelagem sistêmica, envolvendo intertextualidade, e da teoria dos conjuntos de classes de nota, desenvolvida a partir da teoria dos conjuntos matemáticos, no processo de criação musical. A metodologia realizada no desenvolvimento da pesquisa consistiu de, inicialmente, pesquisa bibliográfica sobre as temáticas modelagem sistêmica, teoria dos conjuntos e composição musical. Compreendidos tais conceitos, foram estudadas abordagens já empregadas de modelagem sistêmica e teoria dos conjuntos em composições musicais. Posteriormente desenvolvemos uma proposta de uso combinado de ambas teorias no âmbito da criação de obras musicais originais e aplicamos a mesma. Na etapa de aplicação prática modelamos um sistema composicional hipotético a partir de análise da canção folclórica Ciranda, Cirandinha, em seguida trabalhamos seus elementos através de ferramentas da teoria dos conjuntos, principalmente as alturas sonoras, a partir dos conjuntos de classes de nota. A obra musical original foi escrita para o instrumento flauta doce contralto, tendo sido nomeada Four Lilia. Notamos uma grande afinidade entre música e matemática, observada desde os modelos gerados através da análise sistêmica quanto nos procedimentos realizados através da teoria dos conjuntos. Na modelagem sistêmica destacaram-se estruturas da obra musical desde elementos pequenos, como motivos, médios, como frases e períodos, e grandes, como forma musical. Na teoria dos conjuntos geraram-se as alturas sonoras, as notas musicais, utilizadas na construção dos motivos e frases da obra musical.


Palavras-chave


Música; Composição musical; Modelagem sistêmica; Teoria dos conjuntos.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 Jean Carlos Leite Goncalves, Mateus Mateus Vidal Vidal, Maria Clara de Sousa Tavares, Pedro Henrique Carneiro Tavares, Josemar Claudino Barbosa

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.