O uso de metodologias ativas no ensino de matemática: uma percepção dos próprios professores

Andresa dos Santos Araújo Tenório, Deivd Andrade Porto, Ana Cecilia dos Reis

Resumo


Estudos apontam  a necessidade do Ensino romper com a metodologia  tradicional, propondo assim, o uso de metodologias que priorizem tornar nossos estudantes mais ativos no processo de aprendizagem e engaje os mesmos a construir seus próprios conhecimentos.  Aqui é proposto investigar o uso de metodologias ativas no processo de ensino de matemática, entendendo que a compreensão dos fatores que dificultam o uso por parte dos professores  é importante para o desenvolvimento educacional. Investigar a percepção dos professores de matemática a respeito do uso de metodologias ativas em sala de aula, bem como suas tipologias. Inicialmente realizou-se um aprofundamento teórico sobre o tema, para compreender as características das metodologias ativas que podem ser usadas nas aulas de matemática, bem como os pontos positivos e negativos de cada tipologia. Os professores de matemática responderam a um questionário que contém perguntas sobre sua percepção referente a sua prática docente e sobre o uso de metodologias ativas. Os resultados foram organizados em tabela e analisados de forma qualitativa e quantitativamente. Os resultados apontam que mais de 80% dos professores de matemática são licenciados em Matemática. O restante do percentual possui outras licenciaturas, bacharelados e formação na área de engenharia. Na percepção sobre sua prática, a maioria dos professores pontuaram que: avalia os conhecimentos prévios dos alunos, faz planejamento conforme tal conhecimento prévio; propõe atividades investigativas e motivadoras. Esse trabalho aponta a necessidade de romper com a metodologia de Ensino Tradicional, propondo assim, o uso de metodologias que priorizem tornar nossos estudantes mais ativos no processo de aprendizagem e engaje os mesmos a construir seus próprios conhecimentos.


Palavras-chave


Prática ativa; metodologia da matemática; ensino ativo.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 Jean Carlos Leite Goncalves, Andresa dos Santos Araújo Tenório, Deivd Andrade Porto, Ana Cecilia dos Reis

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.