Levantamento da disponibilidade forrageira no município de Ouricuri
Resumo
A produção animal no semiárido Brasileiro está baseada em utilizar espécies nativas da própria caatinga. Contudo, devido a grande exploração desse bioma e também a introdução de espécies exóticas, esse potencial forrageiro da caatinga está correndo risco de desaparecer. A criação de ruminantes é uma das atividades principais dos produtores rurais da Região do Araripe. Neste contexto, o trabalho objetivou levantar as espécies forrageiras mais abundantes no município de Ouricuri/PE, avaliando sua disponibilidade durante os meses de vigência do projeto e elaborar uma cartilha com as espécies encontradas e recomendação de utilização para criação animal. A metodologia escolhida foi a do quadrado, que consta, basicamente, da utilização de um quadro de 1m de lado, lançado ao acaso, para contabilização das espécies. O material vegetal com as espécies coletadas e acondicionadas em sacos de papel, com identificação de local e data, sendo separadas por espécies no laboratório do NEA, no campus Ouricuri. Foram realizadas visitas em períodos diferentes em diversas comunidades, entretanto não foi possível coletar ou quantificar amostras forrageiras devido ao período de seca intenso sofrido na região. O período seco é normal nessa região do Estado de Pernambuco, contudo, nos surpreendeu o fato de que já na primeira visita em agosto de 2020 não encontramos plantas forrageiras em nenhuma das localidades visitadas. Apesar das diligências investidas no sentido de cumprir o objetivo principal do projeto proposto, qual seja: levantar as espécies forrageiras mais abundantes no município de Ouricuri/PE, avaliando sua disponibilidade durante os meses de vigência do projeto e elaborar uma cartilha com as espécies encontradas e recomendação de utilização para criação animal, não foi possível obter informações.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2021 Jean Carlos Leite Goncalves, Sthephanny Parente de Alencar Santariano, Rejane Rodrigues de Oliveira, Farnézio de Castro Rodrigues, Maria do Socorro Conceição de Freitas
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.