Levantamento da estrutura logística de pequenos negócios de Serra Talhada-PE

Maria Eduarda Lima de Oliveira, Gabriella Luiza Pereira de Sá, Vanessa Nobrega da Silva, Emanuelly Lidiany Gomes da Trindade

Resumo


A logística, ao longo do tempo, vem se posicionando de diferentes formas no cenário empresarial, o que enfatiza a crescente importância desse setor. Pode-se afirmar que o termo logística se associa a um abundante processo de busca por estratégias, que tem por finalidade, explorar melhores condições acerca das atividades logísticas e, consequentemente, evidenciar maior desempenho nos serviços de atendimento ao cliente, gerar redução de custos e trazer maior lucratividade para a empresa. O principal enfoque desta pesquisa é analisar e estudar detalhadamente as práticas e/ou operações logísticas (transporte, manutenção de estoque, processamento de pedidos, armazenagem e movimentação) executadas pelas empresas selecionadas. Logo, com base neste estudo será possível apontar os pontos eficientes e ineficientes presentes na organização, sendo possível sugerir estratégias que contribuam para o aperfeiçoamento das atividades empresariais. O projeto em pauta caracteriza-se como um estudo de caso, desta maneira foi utilizado o método qualitativo para o recolhimento das informações, isto é, realizamos uma pesquisa descritiva através de um questionário elaborado com base na temática central, logística empresarial e as demais atividades integrantes. A pesquisa foi realizada em três pequenos negócios da cidade de Serra Talhada-PE, uma do ramo de Gesso (Empresa I) e outras duas do ramo Farmacêutico (Empresa II) e (Empresa III). A empresa I comercializa materiais de construção, possui apenas um fornecedor, utiliza o modal rodoviário e o tempo de reposição é de no máximo 48 horas. A empresa II comercializa produtos farmacêuticos. A quantidade de fornecedores não foi especificada e o tempo de chegada dos pedidos varia de 24 horas a 7 dias. A empresa III é do ramo de drogaria e perfumaria e possui em torno de 14 fornecedores, que utilizam o modal rodoviário com tempo de entrega entre 24 horas e sete dias. Com base na pesquisa realizada, foi constatado alguns gargalos que impedem o crescimento das organizações, como ausência de estoque de segurança (que previne a perda ou atraso de vendas, mantendo os níveis de estoques suficientes),  inexistência de equipamentos especiais para o manuseio dos materiais, falta de formalização da própria empresa, isto é, documentação necessária para exercer as atividades de acordo com as normas estabelecidas, e carência de um arranjo físico (layout) mais eficiente.  

 

</div

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.