Contextualização Do Ensino De Química Utilizando O Tema Gerador Lixo Com Metodologias Ativas

Cristiano Cavalcanti Coelho, Débora Santos Carvalho dos Anjos, Victor Hugo Almeida dos Anjos

Resumo


Introdução: Discutir a química de forma contextualizada a partir de novas metodologias que devem ser um caminho a ser agregado às práticas da docência na atualidade. Neste sentido, o presente trabalho tem por finalidade despertar o interesse do alunado pelo estudo da Química através das metodologias ativas, discutindo a relação dos conteúdos de química com o tema gerador O LIXO, tornando o aluno o principal agente promotor do seu conhecimento. Objetivos: Trabalhar o ensino de química de forma investigativa sobre o lixo, no sentido de ampliar o conhecimento dos alunos quanto à presença da química na vida cotidiana, por meio das metodologias ativas de ensino e em consonância com a matriz curricular do Ensino Médio, utilizando o ensino híbrido. Metodologia: As atividades foram aplicadas em uma turma do 2º ano A (44 alunos) da EREM Antônio Padilha, Petrolina-PE. As etapas, pré-testes, intervenções e pós-teste foram realizadas, e diferentes metodologias, tais como mapa mental, quiz, documentários, discussão de filme, reportagens, palestra, produção de vídeo ou texto, questão-problema foram aplicadas. Os conteúdos discutidos foram: Classificação Periódica dos Elementos Químicos e Transformações Químicas e Físicas da Matéria. Resultados: No pré-teste, um dos questionamentos realizados foi “Você tem ideia das transformações que o lixo?” 54,8% disseram que não. Em “qual das afirmativas podem ser consideradas transformações químicas?”, houve um bom percentual de acertos (77,4%). Entretanto, no pós-teste, o mesmo questionamento apresentou um resultado mais elevado (86,7%), também observado em “O que significa o método dos quatro “Rs"?”. Sobre a metodologia utilizada, os participantes avaliaram como boa (46,7%). Considerações Finais: Foi perceptível que os alunos conseguiram debater de forma mais dinâmica e contextualizada sobre a real importância da Química e a sua relação com os impactos do lixo no meio ambiente, oportunizando  construções de conceitos que auxiliam no processo de ensino e de aprendizagem.

Palavras-chave


Metodologias ativas; Contextualização; Lixo; Investigação; Ensino de Química.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 Cristiano Cavalcanti Coelho, Débora Santos Carvalho dos Anjos, Victor Hugo Almeida dos Anjos

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.