Contextualização Do Ensino De Química Utilizando O Tema Gerador Lixo Com Metodologias Ativas
Resumo
Introdução: Discutir a química de forma contextualizada a partir de novas metodologias que devem ser um caminho a ser agregado às práticas da docência na atualidade. Neste sentido, o presente trabalho tem por finalidade despertar o interesse do alunado pelo estudo da Química através das metodologias ativas, discutindo a relação dos conteúdos de química com o tema gerador O LIXO, tornando o aluno o principal agente promotor do seu conhecimento. Objetivos: Trabalhar o ensino de química de forma investigativa sobre o lixo, no sentido de ampliar o conhecimento dos alunos quanto à presença da química na vida cotidiana, por meio das metodologias ativas de ensino e em consonância com a matriz curricular do Ensino Médio, utilizando o ensino híbrido. Metodologia: As atividades foram aplicadas em uma turma do 2º ano A (44 alunos) da EREM Antônio Padilha, Petrolina-PE. As etapas, pré-testes, intervenções e pós-teste foram realizadas, e diferentes metodologias, tais como mapa mental, quiz, documentários, discussão de filme, reportagens, palestra, produção de vídeo ou texto, questão-problema foram aplicadas. Os conteúdos discutidos foram: Classificação Periódica dos Elementos Químicos e Transformações Químicas e Físicas da Matéria. Resultados: No pré-teste, um dos questionamentos realizados foi “Você tem ideia das transformações que o lixo?” 54,8% disseram que não. Em “qual das afirmativas podem ser consideradas transformações químicas?”, houve um bom percentual de acertos (77,4%). Entretanto, no pós-teste, o mesmo questionamento apresentou um resultado mais elevado (86,7%), também observado em “O que significa o método dos quatro “Rs"?”. Sobre a metodologia utilizada, os participantes avaliaram como boa (46,7%). Considerações Finais: Foi perceptível que os alunos conseguiram debater de forma mais dinâmica e contextualizada sobre a real importância da Química e a sua relação com os impactos do lixo no meio ambiente, oportunizando construções de conceitos que auxiliam no processo de ensino e de aprendizagem.
Palavras-chave
Metodologias ativas; Contextualização; Lixo; Investigação; Ensino de Química.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2021 Cristiano Cavalcanti Coelho, Débora Santos Carvalho dos Anjos, Victor Hugo Almeida dos Anjos
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.