Os processos estratégicos das organizações do município de Ouricuri - PE: uma análise da mente, da formulação e a mudança estratégica

Taires Evangelista Gomes, Ítalo Anderson dos Santos Araujo

Resumo


Os resultados desse estudo também podem ser a base para o desenvolvimento de estudos futuros na perspectiva prescritivos das ações estratégicas organizacionais, compondo uma base de análise para os processos decisórios e planejamentos organizacionais futuros, seja na instituição proponente do trabalho, IF sertão pernambucano Campus Ouricuri, setores públicos na esfera municipal, estadual e federal, assim como as organizações privadas e do terceiro setor participantes. O objetivo desse trabalho foi analisar os processos estratégicos, por meio do entendimento da mente do estrategista, da formulação estratégica e da mudança estratégica, adotados pelas organizações na cidade de Ouricuri-PE Foi feito  um levantamento das empresas na área do comércio em Ouricuri – PE - Dividida nas seguintes categorias: Nome da organização: Área de atuação, Responsável Legal e Números telefônicos para contato. Envio da pesquisa por e-mail, constando a apresentação do projeto, orientações do preenchimento e Link para acessar o questionário. Tabulação dos questionários respondidos, comparação com as bases bibliográficas, resultado da pesquisa. Como resultado da presente pesquisa, foi possível construir o mapeamento do perfil dos entrevistados. Quanto ao perfil das organizações, as mesmas estão inseridas em diferentes ramos de atuação, na sua maioria empresas locais e possuem mais de 15 anos de atuação no mercado. Quanto ao seu processo estratégico,  foi possível identificar uma expressiva capacidade de adaptação a mudanças de curto prazo, mas a inexistência de ações de longo prazo. Com base no estudo desenvolvido, mapeou-se os processos estratégicos segundo a perspectiva dos líderes das organizações estudadas, demonstrando um leque de possibilidades de atuação do IF sertão PE no município de Ouricuri-PE, no que se trata de ações estratégicas adotadas no comércio, com o desenvolvimento de pesquisas para ampliar o conhecimento sobre o campo, assim como ações de extensão voltadas à formação e conscientização dos agentes envolvidos diretamente nesses processos.


Palavras-chave


Processo, adaptação, liderança.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 Taires Evangelista Gomes, Ítalo Anderson dos Santos Araujo

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.