Processo para elaboração de mistura láctea congelada para elaboração de vitamina de vários sabores

Monize Fernandes Silva, Arão Cardoso Viana, Isla Gabriela Laurinco Neris

Resumo


Alimentos funcionais são classificados como produtos fortificados, enriquecidos ou melhorados, com componentes que exerçam benefícios à saúde. No ramo de laticínios muitos produtos são funcionais, como iogurtes e bebidas lácteas com probióticos, com adição de vitaminas e minerais, proteínas ou fibras. Com isso, a bebida se torna mais saborosa e nutritiva na dieta diária, pois promove energia, saciedade, fibras, vitaminas e minerais para o organismo em um período curto de tempo. O presente trabalho teve o objetivo de realizar a elaboração de uma mistura láctea congelada para produção de vitamina saborizada com frutas. Tiveram duas formulações para padronizar a quantidade dos ingredientes, que foi 30 e 45 g tanto para o leite em pó quanto para a farinha láctea. Os testes foram caseiros. A mistura foi congelada por 4 semanas para avaliar as propriedades organolépticas. A tabela foi construída com base nas porções nutricionais dos ingredientes pela tabela TACO e ANVISA. Através do NIT, campus Petrolina-PE deu-se entrada para a solicitação de busca de anterioridade para pedido de patente ao produto referido. A porção depois dos testes iniciais ficaram mais adequados com os valores para o leite em pó de 26g e 30g para a farinha láctea. Esta dosagem foi sensorialmente mais saborosa, e que se comportou melhor na preparação. O tempo visto para a vida de prateleira depois de 4 semanas no congelamento mantiveram inalteráveis. Os valores foram calculados para a tabela nutricional com base na dieta de 2.000 Kcal estabelecidos no manual da ANVISA. A formulação e os testes realizados tiveram resultados positivos, se mostrando adequado para a proposta esperada, não necessitando de aquisição de aditivos e mantendo as características nutricionais presentes na bebida láctea.

Palavras-chave


Polpa de Fruta; Vitamina láctea; Conservação de Alimentos.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 Jean Carlos Leite Goncalves, Monize Fernandes Silva, Arão Cardoso Viana, Isla Gabriela Laurinco Neris

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.