O Uso De Obras Cinematográficas Para O Ensino De Química No Ensino Médio

Ítala Josiane de Oliveira Nunes, Debora Santos Carvalho dos Anjos, Vitor Hugo Almeida dos Anjos

Resumo


Introdução: As obras cinematográficas estão a muito tempo presentes em nossas vidas pessoais, mas por que não trazê-las para nossa vida acadêmica, visto que muitas são concretizadas a partir de conhecimentos científicos. A interdisciplinaridade ajuda a ter uma maior intimidade como o uso das disciplinas de maneira mais abrangente. Objetivos: Despertar o interesse para aprendizagem dos conteúdos de química através de obras cinematográficas usando a interdisciplinaridade e contextualização. Metodologia: O Projeto foi aplicado na Escola EREM Antônio Padilha, fazendo parte do Programa Residência Pedagógica da CAPES, executado em turma de 3°ano do EM com aproximadamente 40 alunos de forma híbrida, com o auxilio da interdisciplinaridade e contextualização com o uso de filmes de ficção científica. Sendo organizado em 3 etapas, 1ª coleta de dados sobre os conhecimentos prévios através de pré-teste, 2ª intervenção através dos filmes e aulas contextualizadas e por fim a aplicação de pós teste. Resultados: Ao término do Projeto, obteve-se resultados qualitativos e quantitativos podendo ser analisado a concretização dos objetivos, de acordo com as observações foi verificado um grande interesse dos alunos por outras formas de estudo e método de ensino da disciplina. Durante as aulas de intervenção foi possível perceber uma maior afinidade dos alunos com a disciplina de química e todos os campos de abrangência. Tendo uma frequência de 95,8% de aceitação das novas práticas e metodologias aplicadas. Considerações Finais: Por fim podemos concluir que o projeto obteve um impacto positivo em todos os aspectos não só na vida acadêmica dos alunos mas também no lado social, trabalhando de maneira contextualizada podemos inserir temas transversais durante as aulas, trazendo um crescimento também para o residente de forma geral. Essa relação direta com os alunos proporciona uma aprendizagem ímpar para o residente, melhorando seu comportamento em sala de aula e a interação com a turma.

Palavras-chave


Química, Cinema, Interdisciplinaridade.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 Ítala Josiane de Oliveira Nunes, Debora Santos Carvalho dos Anjos, Vitor Hugo Almeida dos Anjos

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.