Fabricação de embalagens ativas biodegradáveis com a incorporação de extratos etanólicos de amêndoas de Mangífera indica cultivados em Petrolina-PE

Raniere Dos Santos Araújo, Ednaldo Gomes Da Silva

Resumo


A embalagem tem como objetivo primordial conservar os alimentos contra a deterioração e trazem a perda da sua qualidade. Sua produção é proporcional a dos alimentos. Dessa forma objetivou-se produzir, em forma de protótipo, filmes a base de amido extraído das amêndoas de M. indica com a adição de compostos bioativos originários da espécie. Realizou-se os processos de obtenção do amido e do filme biodegradável e a dos extratos etanólicos. O trabalho foi realizado no laboratório do IF Sertão-PE. O objetivo deste trabalho foi desenvolver uma embalagem bioativa para alimentos a partir do amido das amêndoas com a incorporação de extratos etanólicos ambos de Mangifera indica, com poder antimicrobiano sob os microrganismos Streteptoccocus mutans e também  Escherichia coli. Os frutos de Manga variedade Tommy Atkins, com grau 4 de maturação fisiológica, foram obtidos no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano no campus Petrolina. Realizou-se dessa forma: A extração do amido da amêndoa de manga; a obtenção do extrato etanólico; A obtenção da embalagem a partir da técnica de casting; a caracterização do amido e da farinha de amêndoa de manga e do biofilme de acordo com os trabalhos de Melo (2018), Cunha (2017), Oliveira (2016). A extração do amido teve bom rendimento de 36,15% (MELO, 2018). Os testes de umidade e cinzas foram semelhantes às descritas por Oliveira (2016), 8% e 0,23%. Os teores lipídicos ficaram altos, cerca de 25% e os valores de carboidratos dos amidos (29,16% a 34,66%) foram inferiores aos que os estudos apontam, com apenas um resultado semelhante, isto deve-se ao método que é pouco utilizado pela literatura (Kayode, 2013). O filme apresentou-se maleável e sua espessura ficou entre 0,163 mm a 0,246 mm. Conclui-se que o amido apresentou bom rendimento e características fisico-químicas conforme a literatura;  o biofilme apresentou espessuras (embora estudos apontem que possam ser menores); os materiais obtidos são viáveis a testes a nível prototipagem gerando uma futura patente ao término de todas análises necessárias e aprimoramento da produção do filme; o produto pode ser uma alternativa à produção sustentável, visando a redução de plásticos nocivos ao reestabelecimento do meio ambiente.


Palavras-chave


Bioembalagem; antimicrobianos; prototipagem verde.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 Jean Carlos Leite Goncalves, Raniere Dos Santos Araújo, Ednaldo Gomes Da Silva

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.