Da Revelação De Si À Narração Do Outro: Representações Identitárias Em Harper Lee E Mia Couto
Resumo
Introdução: As obras de Lee e Couto apresentam embates e buscas identitárias vividas em seus países, inclusive conflitos oriundos das desigualdades sociais. É relevante a investigação dos processos de representação de identidades culturais nessas obras, pois contribui para compreender tensões e conflitos presentes nos processos de identificação cultural. A investigação, efetuada através de análise comparativa, tomou como objeto de pesquisa as obras O sol é para todos (Lee) e A Varanda do Frangipani (Couto) Objetivos: Verificar como os romances O Sol é Para Todos e A Varanda do Frangipani representam processos de identidade cultural, tendo em vista as estratégias narrativas empregadas. Analisar como a narração problematiza os processos de identificação em contextos sociais marcados por preconceito racial e desigualdades sociais Apontar semelhanças e divergências entre os projetos literários de Lee e Couto quanto à representação de processos identitários de comunidades em situação de vulnerabilidade econômica. Metodologia: Leitura e discussão de textos teóricos, para fundamentação, complementada por consulta a outras fontes bibliográficas. Análise comparativa dos romances O Sol é para Todos (Lee, 2019) e A Varanda de Frangipani (Couto, 2007). Resultados: Os resultados obtidos (e transformados em artigo) são os descritos a seguir. Mia Couto: tradição projetada em um “antigamente”, mas presente na cultura contemporânea; denúncia do distanciamento da cultura originária; tradição ancestral caracterizada pela afirmação na crença; problematização das desigualdades de gênero. Harper Lee: padronização de aspectos e ações; problematização dos olhares acerca da mulher no âmbito religioso; questionamento das fronteiras que se estabelecem entre os povos. Considerações Finais: As análises evidenciam pontos de convergência e divergência entre os projetos literários desenvolvidos pelos autores. As obras evidenciam características de diferentes épocas, expressando o processo histórico visto e vivido, o que possibilita um estudo social sobre como essas características permanecem de forma positiva e/ou negativa na sociedade contemporânea; por isso se tornam tão importantes comparações entre narrativas de épocas distintas tendo como foco a análise de questões identitárias.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2021 Jean Carlos Leite Goncalves, Flávia Lúcia Gomes Santana Martins, Rosineuman De Souza Soares Leal, José Aldo Ribeiro Da Silva, Sabrina Karolayne Leal Gomes
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.