Elaboração De Empanado Vegetariano Pré-Assado Tipo “Nuggets” A Base De Palma Forrageira

Ruann Luender De Pontes Silva, Cristiane Ayala De Oliveira, Rodrigo De Araújo Soares

Resumo


Introdução: Uma das dificuldades do público vegano/vegetariano é a de encontrar produtos que possuam características sensoriais similares aos produtos tradicionais encontrados no mercado.Desta forma, estudos que envolvam a utilização da palma forrageira na alimentação humana e ainda mais direcionando o produto a um publico especifico interesse em programas de alimentação suplementar em países em desenvolvimento que buscam tecnologia para produção de alimentos nutritivos de baixo custo. Objetivos: O objetivo deste trabalho foi elaborar, padronizar e caracterizar fisioquimicamente empanados tipo “nuggets” utilizando como ingrediente a palma forrageira. Metodologia: A metodologia utilizada para a elaboração dos empanados foi baseada em formulações convencionais, onde a porção cárnea será substituída por palma forrageira in natura, e onde houve a incorporação de fibras de diferentes origens. Os produtos elaborados foram avaliados quanto sua composição centesimal, pH, atividade de água e cor objetiva. Os dados foram submetidos à análise de variância teste de Tukey (p>0,05). Resultados: Os produtos elaborados apresentaram diferenças significativas com relação aos resultado de proteínas, umidade e gordura. Os tratamentos exerceram influencia nos parâmetros L* e a*, bem como nos valores de C* e h* apresentando diferença estatística (P<0,05). Considerações Finais: O estudo para a elaboração do nuggets vegetariano ganha importância por atender o interesse industrial, buscando desenvolver um produto que, embora sendo perecível, seja estável, não tenha a qualidade comprometida durante o período de armazenamento, e que apresente a aprovação do consumidor.

 


Palavras-chave


Vegetariano; alimentação saudável; aproveitamento; cactácea.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 Jean Carlos Leite Goncalves, Ruann Luender De Pontes Silva, Cristiane Ayala De Oliveira, Rodrigo De Araújo Soares

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.