Análise Dos Efeitos Das Estratégias Metacognitivas No Estudo De Lógica Programação De Computadores: Processos E Estratégias De Aprendizagem

Misael Rodrigues Martins Miranda, Maria Do Socorro Tavares Cavalcante Vieira, Fernando Pereira Coelho

Resumo


Introdução: Ao analisar os documentos oficiais disponíveis nas secretarias de educação, nota-se que há um número expressivo de alunos que evadiram das graduações em Computação por dificuldades das disciplinas de linguagens e/ou lógica de programação (BRASIL, 2018; HOED, 2016). Porém, com o auxílio da metacognição é possível compreender o processo envolvido e apontar mecanismos que otimizem a aprendizagem de programação (LUDOVICO et al, 2001). Objetivos: O objetivo esteve em realizar a análise dos efeitos de intervenção metacognitiva dos estudantes de programação do IF Sertão-PE, Campus Petrolina, dos cursos de Licenciatura em Computação e Técnico em Informática buscando entender como administram, de forma significativa, os conceitos relacionados e como os resultados podem auxiliar na otimização da autorregulação deles. Metodologia: A metodologia da pesquisa possuiu o caráter experimental com abordagem quantitativa e qualitativa. Por isso, houve a formação de dois grupos. Denominados por Alpha e Beta com voluntários a pesquisa. A coleta de dados, consistia em instrumentos como o Inventário Metacognitive Awareness Inventory (MAI) e questionários de perfil metacognitivo, porém o grupo Beta seria o exclusivo a responder pré-teste e pós-teste. Resultados: A partir dos resultados dos questionários foi detectado que os alunos normalmente não empregam estratégias de específicas de estudos que auxiliassem a aprendizagem deles, basicamente estudam vendo códigos, conceitos, assistindo videoaulas, ao invés de fazer anotações, esquemas ou outras estratégias dentro da infinidade de possibilidades. Considerações Finais: Diante de tudo isso, foi possível entender como os alunos do ensino médio e superior administram os conteúdos relacionados a programação de computadores. A dificuldade em absorver conteúdos relacionados a lógica de programação foi perceptível, fazendo necessário o emprego de mais metodologias de ensino que auxiliem no processo de ensino-aprendizagem.

 


Palavras-chave


metacognição; autorregulação; programação de computadores.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 Jean Carlos Leite Goncalves, Misael Rodrigues Martins Miranda, Maria Do Socorro Tavares Cavalcante Vieira, Fernando Pereira Coelho

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.