Análise Dos Efeitos Das Estratégias Metacognitivas No Estudo De Lógica Programação De Computadores: Processos E Estratégias De Aprendizagem
Resumo
Introdução: Ao analisar os documentos oficiais disponíveis nas secretarias de educação, nota-se que há um número expressivo de alunos que evadiram das graduações em Computação por dificuldades das disciplinas de linguagens e/ou lógica de programação (BRASIL, 2018; HOED, 2016). Porém, com o auxílio da metacognição é possível compreender o processo envolvido e apontar mecanismos que otimizem a aprendizagem de programação (LUDOVICO et al, 2001). Objetivos: O objetivo esteve em realizar a análise dos efeitos de intervenção metacognitiva dos estudantes de programação do IF Sertão-PE, Campus Petrolina, dos cursos de Licenciatura em Computação e Técnico em Informática buscando entender como administram, de forma significativa, os conceitos relacionados e como os resultados podem auxiliar na otimização da autorregulação deles. Metodologia: A metodologia da pesquisa possuiu o caráter experimental com abordagem quantitativa e qualitativa. Por isso, houve a formação de dois grupos. Denominados por Alpha e Beta com voluntários a pesquisa. A coleta de dados, consistia em instrumentos como o Inventário Metacognitive Awareness Inventory (MAI) e questionários de perfil metacognitivo, porém o grupo Beta seria o exclusivo a responder pré-teste e pós-teste. Resultados: A partir dos resultados dos questionários foi detectado que os alunos normalmente não empregam estratégias de específicas de estudos que auxiliassem a aprendizagem deles, basicamente estudam vendo códigos, conceitos, assistindo videoaulas, ao invés de fazer anotações, esquemas ou outras estratégias dentro da infinidade de possibilidades. Considerações Finais: Diante de tudo isso, foi possível entender como os alunos do ensino médio e superior administram os conteúdos relacionados a programação de computadores. A dificuldade em absorver conteúdos relacionados a lógica de programação foi perceptível, fazendo necessário o emprego de mais metodologias de ensino que auxiliem no processo de ensino-aprendizagem.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2021 Jean Carlos Leite Goncalves, Misael Rodrigues Martins Miranda, Maria Do Socorro Tavares Cavalcante Vieira, Fernando Pereira Coelho
![Licença Creative Commons](http://licensebuttons.net/l/by-nc-sa/4.0/88x31.png)
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.