Um levantamento sobre as técnicas/métodos para o ensino de deficientes visuais

Lorena Lima Alves da Silva, Herton Freire Vilarim, Felipe Gabriel da Silva

Resumo


Introdução: Em 12 de setembro de 1854, no Brasil, apresentou-se a primeira preocupação com o ensino de deficientes visuais. Immanuel Kant defendeu a ideia de que todos os indivíduos devem ter liberdade para expressar suas opiniões, independentemente de possuir ou não uma deficiência, uma vez que com o aumento de deficientes alfabetizados, a sociedade se torna menos individualista e mais respeitosa (KANT, 1980). Objetivos: Este projeto tem como objetivo exibir os métodos e técnicas encontradas por meio de um mapeamento sistemático envolvendo maneiras para o auxílio do ensino. Metodologia: O projeto foi conduzido por meio de um mapeamento sistemático, onde foram selecionados artigos em língua portuguesa e inglesa que estivessem dentro dos critérios estabelecidos para seleção. Divido em três fases os artigos foram na primeira fase, lidos seus resumos e baseado nos critérios selecionados ou descartados. Na segunda fase, eram lidos suas introduções e conclusões, com base nos critérios selecionados ou descartados. Por fim, na última fase eram lidos por completo. Resultados: A partir da localização dos dez artigos, é possível responder à pergunta de pesquisa: Quais os métodos de ensino para deficientes visuais? Foi possível identificar e destacar entre os estudos, os seguintes aspectos: · Todos criaram seu próprio modelo base e desenvolveram-no de maneira inovadora; · São ferramentas de fácil uso e rápida aprendizagem; · Promovem uma reflexão a respeito de uma remodelação no ensino de deficientes visuais. Considerações Finais: A utilização dos métodos e técnicas encontrados são de suma importância para aplicação de tais métodos em sala de aula, a fim de fomentar um ensino que promova inclusão e conhecimento interdisciplinar.


Palavras-chave


deficientes visuais; métodos; técnicas; ensino.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 Jean Carlos Leite Goncalves, Lorena Lima Alves da Silva, Herton Freire Vilarim, Felipe Gabriel da Silva

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.