O material didático utilizado na Educação Profissional de Jovens e Adultos: Uma revisão sistemática da literatura

Gercivania Gomes da Silva, Francisco Kelsen de Oliveira

Resumo


Introdução: O Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) é um programa que integra educação básica e educação profissional que atende jovens e adultos que não tiveram acesso ao sistema escolar na idade obrigatória ou que, por qualquer motivo, tenha interrompido seus estudos. Percebe-se, então, que trata-se de um público de perfil e aspirações distintas das dos demais alunos do ensino regular. Objetivos: Compreender as diretrizes, o processo de seleção dos materiais didáticos, os exemplos de recursos educacionais e as práticas educacionais voltadas para o curso técnico em Edificações na modalidade de Educação Profissional de Jovens e Adultos por meio da técnica de Revisão Sistemática da Literatura. Metodologia: O trabalho tem como finalidade ampliar os conhecimentos acerca da EJA bem como da educação profissional e do material didático utilizado nessa modalidade de ensino. Trata-se de uma busca eletrônica para o levantamento das publicações em bases de dados multidisciplinares (Google Acadêmico, Portal de Periódicos da Capes e Portal Scielo) com delimitação temporal de 2008 a 2021 no intuito de reunir materiais que permitissem a expansão dos conhecimentos em torno da temática. 

 Resultados: Foram encontrados 184 resultados nas bases listadas. Dentre essas publicações, somente dez atendiam ao primeiro critério de inclusão. Após a leitura integral dos artigos, percebeu-se que quatro deles não tratavam realmente do tema de interesse e não atendiam ao segundo critério de inclusão.  Os trabalhos selecionados foram publicados a partir do ano de 2011 e na grande maioria (80%) traziam observações voltadas à preocupação com a proposta curricular e com a formação docente. Considerações Finais: As publicações analisadas vêm a contribuir para as discussões acerca do PROEJA e dos recursos didáticos utilizados nas aulas nessa modalidade, pois evidenciam a importância da consolidação dos direitos desses brasileiros que não concluíram a educação básica, pensando a modalidade não como algo compensatório,  mas como uma política que venha contribuir com o fim do processo de exclusão desses sujeitos, considerando-os em todas as dimensões e que fomente uma educação omnilateral.

Palavras-chave


Educação profissional de Jovens e Adultos; material didático; Revisão Sistemática de Literatura

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 Gercivania Gomes da Silva, Francisco Kelsen de Oliveira

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.