O uso seguro da internet: Uma proposta educativa nas aulas de Educação Física

Taís Costa Mendes

Resumo


Introdução: O presente estudo intitulado o uso seguro da internet: Uma proposta educativa nas aulas de Educação Física expõe reflexões sobre o uso seguro da internet. Foi desenvolvido na disciplina de TIC’s da pós-graduação em Metodologia de Ensino para Educação Básica. Ofertada pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará IFCE- Campus Limoeiro do Norte. A pesquisa foi desenvolvida em uma escola do município de Aracati-Ce. Objetivos: Promover a conscientização sobre o uso seguro da internet através das práticas corporais Metodologia: A abordagem foi uma Pesquisa – Ação onde o lócus da investigação foi uma escola do município do Ceará. Como instrumentos de coletas de dados foram utilizados um questionário e observações das aulas. Resultados: Foram selecionado 5 etapas assim, momento 1: Debate sobre a exposição exagerada de atletas de alto rendimento nas redes sociais e mídia. Momento 2: início das atividades práticas em que a primeira foi nomeada de “As cegas pela rede” posteriormente o momento 3: “Conectados pela rede”, o momento 4: em que a proposta foi utilizar a internet além das redes sociais e por fim, o momento 5: em que o professor(a) convidou a turma para fazer a reflexão sobre as atividades desenvolvidas. Considerações Finais: Ao término do estudo verificou-se que nas aulas de educação Física também é possível abordar a temática o uso seguro da internet por meio das práticas corporais de modo que promova a conscientização dos alunos.



Palavras-chave


Internet; Educação Física; Aluno

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 Taís Costa Mendes

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.