Ensino e aprendizagem de Direito apoiados por gamificação na Educação Profissional e Tecnológica

Anne Karoline Bandeira Bonfim Leal, Francisco Kelsen de Oliveira

Resumo


Introdução: O ensino jurídico na Educação Profissional e Tecnológica (EPT) tem sido realizado, muitas vezes, com a repetição de práticas docentes tradicionais, concentradas em aulas expositivas. Contudo, ao se trabalhar com conteúdos de Direito na Educação, em especial no Ensino Médio Integrado (EMI) aos cursos técnicos, o professor deve procurar modificar seu fazer docente, para que incentive os alunos a aprenderem os conteúdos necessários para suas vidas. Objetivos: Esta pesquisa tem como objetivo promover a aprendizagem ativa de conteúdos de Direito e o engajamento dos alunos do EMI ao Técnico em Administração por meio de estratégias de gamificação. Metodologia: A investigação seguiu os parêmtros da pesquisa-ação, com coleta de dados por meio de revisão sistemática de literatura; aplicação de questionários e desenvolvimento de estratégias de gamificação; que materializou o Produto Educacional, fruto desta pesquisa. A intervenção foi realizada com estudantes do 1º ano do EMI ao curso Técnico em Administração do IFPI campus Picos. Resultados: Como resultado, desenvolveu-se uma estratégia de prática docente que, possivelmente, proporcionou um processo ativo de aprendizagem e maior motivação e engajamento dos alunos. Considerações Finais: Percebeu-se o alcance do objetivo ao analisar os resultados diante das respostas positivas dos discentes quanto ao uso do jogo na disciplina mencionada. Contudo, a pesquisa poderá ser ampliada futuramente em outras áreas do Direito seja no curso escolhido nesta pesquisa ou em outros do mesmo nível de Ensino ou em graduações e pós-graduações.

Palavras-chave


Ensino Jurídico; Aprendizagem Ativa; Gamificação; Educação Profissional e Tecnológica

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