Professores não licenciados e os desafios no Ensino Médio Integrado à Educação Profissional e Tecnológica

Marcelo George Nogueira Da Costa, Francisco Kelsen de Oliveira

Resumo


Introdução: A prática pedagógica na Educação Profissional e Tecnológica (EPT) exige além do domínio dos conhecimentos técnicos de cada disciplina, saberes relativos à dinâmica laboral da própria docência, o que pode ser um desafio para professores não licenciados, em especial no Ensino Médio Integrado (EMI). Esses profissionais, muitas vezes, possuem formação em cursos de bacharelado e pouca ou nenhuma experiência de magistério, não dispondo assim das habilidades necessárias a essa modalidade de ensino. Objetivos: O objetivo dessa pesquisa foi investigar o processo de ensino de professores não licenciados nas turmas dos cursos técnicos de Nível Médio Integrado em Logística e em Edificações ofertadas no Campus Serra Talhada do IF Sertão-PE com vistas a proposições de soluções pedagógicas às fragilidades identificadas no referido processo. Metodologia: Questionários semiestruturados online foram aplicados com dois servidores técnico-pedagógica e 14 docentes, visando conhecer o seu processo de ensino, as dificuldades na condução das aulas, as demandas formativas, assim  sugestões e proposições de ações formativas foram propostas. Os dados da coleta subsidiaram a elaboração da formação pedagógica, a qual foi avaliada pelos participantes da pesquisa. A pesquisa focou em disciplinas técnicas dos 1º anos do EMI em Logística e em Edificações. Resultados: Os resultados coletados na avaliação do produto educacional evidenciaram que, em relação ao conteúdo da formação, os participantes demonstraram satisfação quanto a sua capacidade de promoção de uma reflexão crítica da prática educativa, ao nível de aplicabilidade de suas informações e ao grau de utilidade das estratégias criativas de ensino. Considerações Finais: A pesquisa alcançou o objetivo geral desta pesquisa, bem como outras sugestões de formações foram obtidas para futuras oportunidades. Nesse sentido, a pesquisa poderá ser seguida metodologicamente para que outras formações possam ser propostas para outros cursos seja vinculados à EPT ou não.

Palavras-chave


Ensino Médio Integrado; Formação Docente; Educação Profissional e Tecnológica; Processo de Ensino

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