Tintura Capilar: Um Contexto Ao Ensino De Química.

Eduardo Silva de Siqueira, Girlene Lima de Souza, Franque da Conceição dos Santos, Arthur Francisco de Paiva Alcântara, Elizangela da Silva Dias Souza, Kamilla Barreto Silveira

Resumo


Introdução: O ensino de química é um desafio para os professores, tendo em vista a necessidade de encontrarem uma estratégia de ensino que promova um aprendizado significativo para os alunos. A contextualização no ensino tem sido um recurso importante nessa tentativa e os PCNEM nos informam que utilizando-se a vivência dos alunos e os fatos do dia a dia, é possível a construção de conhecimentos químicos que permitem refazer as leituras de mundo, com fundamentação também na ciência. Objetivos: Contextualizar o ensino de química mediado por um tema do dia a dia: a coloração capilar. Relacionar o procedimento com os conteúdos de oxirredução e balanceamento de equações. Metodologia: O projeto foi aplicado à turma do 3° ano da EREM São Sebastião, em Ouricuri-PE. Primeiramente foi apresentada a proposta do projeto ao grupo atendido. Em seguida iniciada uma discussão sobre os procedimentos de coloração capilar, a qual contou com a presença de dois cabeleireiros. Após isso foi explicado o conteúdo de oxirredução. Passando-se todos esses momentos foi aplicado um Quiz com dez perguntas pela plataforma on-line Kahoot. Resultados: O projeto desencadeou a curiosidade da turma pelo conteúdo e os estimulou a participarem da aula. O uso da tecnologia promoveu uma interação ótima durante e execução do Quiz, com aproveitamento significativo. O tema gerador favoreceu fortemente na construção de um conhecimento contextualizado, possibilitando aos alunos entenderem cientificamente os processos químicos da coloração capilar. Considerações Finais: O projeto permitiu uma comunicação que foi além da comunicação corrente aluno-aluno e aluno-professor, trazendo para esse ambiente um profissional externo da área capilar, assim  concretizando plenamente o tema gerador, a química dos cosméticos. O uso de ferramentas digitais também contribuiu bastante para o sucesso do projeto. O conjunto da execução nos mostra a importância dessas intervenções de ensino realizadas através do PIBID.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2022 Eduardo Silva de Siqueira, Girlene Lima de Souza, Franque da Conceição dos Santos, Arthur Francisco de Paiva Alcântara, Elizangela da Silva Dias Souza, Kamilla Barreto Silveira

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.