Aprendendo Magnetismo a partir PHET Interactive Simulations: Um Relato de Experiência

Gabriel Bezerra de Oliveira, Daniel César De Macedo Cavalcante, Aléssio Tony Batista Celeste, Marcelo de Souza Silva

Resumo


Introdução: Quando se trata da disciplina de Física, muitos alunos já ficam receosos e falam o quanto ela é difícil, algo proveniente das metodologias de ensino utilizadas no ensino tradicional, deixando o aluno desinteressado e tornando algo cansativo e complicado de se estudar devido aos cálculos, leis e teorias. Essa dificuldade se ampliou devido ao cenário pandêmico, onde adotou-se o ensino remoto, e com isso os alunos PIBID buscaram novas maneiras de ajudar os alunos na construção do conhecimento. Objetivos: Desmistificar o ensino de Física utilizando PhET Interactive Simulations como um recurso didático no ensino remoto. Metodologia: Inicialmente, o professor supervisor responsável pela turma ministrou uma aula de forma remota sobre o assunto abordado na simulação. Em seguida, foi aplicado um questionário inicial totalmente anônimo de 3 perguntas enviado via Google Forms, para a análise do conhecimento adquirido dos alunos. Em seguida, foi apresentada a simulação, chamada “Ímã e Bússola” do PhET. E por fim, foi aplicado um questionário final de 4 perguntas via Google Forms, para avaliar a evolução dos alunos. Resultados: Utilizando a ferramenta do PHET Interactive Simulations na aula, foi notório um interesse por parte dos alunos, levando eles a demonstrarem o seu interesse pelo conteúdo transmitido, principalmente no momento em que eles conseguiram enxergar as aplicações em objetos de uso diário do aluno e sua importância histórica. Considerações Finais: Esse projeto busca tornar o processo de ensino e aprendizagem mais eficiente, através das  simulações computacionais, mostrando ao aluno os conteúdos de Física no seu cotidiano. Quero agradecer a Universidade do Colorado por disponibilizar essa plataforma gratuitamente e lembrar também que este é um trabalho desenvolvido pelos alunos do projeto PIBID. Vale ressaltar, que essa foi uma experiência muito importante para nosso desenvolvimento como professores.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2022 Gabriel Bezerra de Oliveira, Daniel César De Macedo Cavalcante, Aléssio Tony Batista Celeste, Marcelo de Souza Silva

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.