Aprendendo Magnetismo a partir PHET Interactive Simulations: Um Relato de Experiência
Resumo
Introdução: Quando se trata da disciplina de Física, muitos alunos já ficam receosos e falam o quanto ela é difícil, algo proveniente das metodologias de ensino utilizadas no ensino tradicional, deixando o aluno desinteressado e tornando algo cansativo e complicado de se estudar devido aos cálculos, leis e teorias. Essa dificuldade se ampliou devido ao cenário pandêmico, onde adotou-se o ensino remoto, e com isso os alunos PIBID buscaram novas maneiras de ajudar os alunos na construção do conhecimento. Objetivos: Desmistificar o ensino de Física utilizando PhET Interactive Simulations como um recurso didático no ensino remoto. Metodologia: Inicialmente, o professor supervisor responsável pela turma ministrou uma aula de forma remota sobre o assunto abordado na simulação. Em seguida, foi aplicado um questionário inicial totalmente anônimo de 3 perguntas enviado via Google Forms, para a análise do conhecimento adquirido dos alunos. Em seguida, foi apresentada a simulação, chamada “Ímã e Bússola” do PhET. E por fim, foi aplicado um questionário final de 4 perguntas via Google Forms, para avaliar a evolução dos alunos. Resultados: Utilizando a ferramenta do PHET Interactive Simulations na aula, foi notório um interesse por parte dos alunos, levando eles a demonstrarem o seu interesse pelo conteúdo transmitido, principalmente no momento em que eles conseguiram enxergar as aplicações em objetos de uso diário do aluno e sua importância histórica. Considerações Finais: Esse projeto busca tornar o processo de ensino e aprendizagem mais eficiente, através das simulações computacionais, mostrando ao aluno os conteúdos de Física no seu cotidiano. Quero agradecer a Universidade do Colorado por disponibilizar essa plataforma gratuitamente e lembrar também que este é um trabalho desenvolvido pelos alunos do projeto PIBID. Vale ressaltar, que essa foi uma experiência muito importante para nosso desenvolvimento como professores.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2022 Gabriel Bezerra de Oliveira, Daniel César De Macedo Cavalcante, Aléssio Tony Batista Celeste, Marcelo de Souza Silva
![Licença Creative Commons](http://licensebuttons.net/l/by-nc-sa/4.0/88x31.png)
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.