MENSURAÇÃO DE SATISFAÇÃO DOS ESTUDANTES NA PANDEMIA
Resumo
Este trabalho teve como objetivo avaliar e analisar a viabilidade da utilização técnica de User Experience – UX, conhecida como affect grid, para mensuração das emoções dos estudantes, antes, durante e após a realização de aulas. A técnica foi apresentada por Russell, Weiss e Mendelsohn, como sendo um meio eficiente de avaliar o afeto ao longo das dimensões de prazer-desprazer e excitação-sonolência. Utilizando esse modelo, o projeto possibilitou apresentar informações contextualizadas, a partir da verificação das emoções hedônicas despertadas, engajamento e aferição da motivação dos estudantes para participação nas aulas. O presente estudo, teve como fundamentação a leitura bibliográfica a partir do resultado do trabalho de pesquisa aprovado no Instituto Federal do Sertão Pernambucano, aplicado em alunos do Médio Integrado, Subsequente e Curso Superior. Os procedimentos adotados na referida pesquisa para alcançar os objetivos propostos, foram realizados a criação e aplicação de questionário e a alimentação das respostas em planilha do excel e google forms. Conclui-se a partir da leitura bibliográfica dos resultados da pesquisa, que a técnica affect grid, é eficiente, uma vez que permitiu mensurar interesse e satisfação dos alunos, bem como, demonstrar que o envolvimento do professor com a turma é determinante para integração e melhoria significativa no engajamento dos alunos, em relação ao método tradicional de ensinar. Os dados podem subsidiar no suporte e tomada de decisões no sentido de incentivo a criação de didáticas mais eficientes, através de novas estratégias de ensino, capazes de estimular a satisfação dos alunos, identificando suas expectativas, possibilitando melhores ferramentas de diagnósticos para o acompanhamento da permanência e êxito, minimizando a evasão escolar.
Palavras-chave
Experiência de Usuário - Emoções – Satisfação
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2023 Mayrlon Campos da Silva, Antonio Junior Moraes Ribeiro, Ciro Ferreira de Carvalho Junior, Marcone Pereira da Silva, Edwardes Amaro Galhardo
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.