Uso do rádio com tecnologia LORA-WAN adaptado a sensores capacitivos de umidade do solo.
Resumo
A quantificação do teor de água no solo em agricultura irrigada é de grande importância pois possibilita ao agricultor o conhecimento do estado hídrico do solo, com economia de água e nutrientes, gerando maior eficiência desses insumos. A sua estimativa pode ser feita por meio de sensores que tem como princípio físico a variação das propriedades eletromagnéticas geradas na associação sonda-solo. O objetivo do presente trabalho foi de desenvolver protótipo de conexão integrada entre os sensores capacitivos de umidade do solo à transmissão e coleta de dados pelo protocolo LoRAWAN para acesso remoto em tempo real da variação da quantidade de água no solo. Foi construída e calibrada três sondas capacitivas de umidade no solo e instalada nas profundidades de 0,1, 0,3 e 0,5 m em uma área irrigada com a cultura do cacau. Acoplada aos sensores, foi montado um circuito integrado composto de placas solares, baterias, osciladores e antenas de transmissão, gateway de recepção ligado à rede mundial de computadores. Uma interface gráfica junto com banco de dados foi criada para visualização, decodificação e armazenamento dos dados. Os resultados permitiram a visualização em tempo real e remota da variação de umidade do solo ao longo do tempo, bem como ao acesso do banco de dados, acenando com uma ampla utilização de sensores e protocolos de uso na agricultura irrigada.
Palavras-chave
manejo da irrigação, umidade, cacau
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2023 Luis Fernando de Souza Magno Campeche, Douglas Almeida Gomes, Valdson Gabriel Silva Oliveira, Jullyana Rodrigues de Lima

Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.