É possível medir com o Smartphone a altura que a bolinha foi solta?
Resumo
As dificuldades no ensino de física nas salas de aulas têm se tornado significativo e um pouco precário quando se trata
no ensino através de experimentos. Muitas das instituições sequer têm laboratórios e na maioria das vezes não contam
com equipamentos que permitam o desenvolvimento do aluno, tão pouco ajuda na aula do professor. Tendo isso como
um entrave no ensino direcionado ao laboratório, o objetivo desse projeto foi criar um laboratório móvel
interdisciplinar, através do uso de um aplicativo gratuito e disponível para android e IOS. O uso de Smartphone permite
superar barreiras que a falta de laboratório cria e assim, de maneira didática e de forma menos estressante, poder vencer
essas barreiras. A equipe decidiu usar o aplicativo phyphox como ferramenta didática para o ensino de cinemática na
turma do 1° ano de edificações do IFSertãoPE Campus Salgueiro. Para um desenvolvimento sadio das atividades foi
feita uma auto sondagem de como a turma costumava desenvolver as atividades propostas pelo professor preceptor do
estágio. Com base no comportamento da turma, decidiu-se usar a metodologia de sala de aula invertida, quando o aluno
é o próprio construtor de seu conhecimento, sendo o residente apenas mediador para que tudo ocorra como esperado.
Várias atividades foram realizadas para aplicar o uso do aplicativo na aula de lançamento vertical. Inicialmente foi
realizada a formação sobre o software com as principais características, com posterior prática de análise de uma bolinha
caindo de uma determinada altura, através do som captado pelo phyphox, foi descoberta a altura em que a bolinha tinha
sido solta até ela parar . Por fim foi possível realizar os cálculos de forma satisfatória, com isso foi ressaltado a
importância dos smartphones na integração nas aulas de física, preenchendo as lacunas que a falta de laboratórios
deixam, fazendo com que as aulas fossem mais interessantes e trazendo aprendizagem significativa.
no ensino através de experimentos. Muitas das instituições sequer têm laboratórios e na maioria das vezes não contam
com equipamentos que permitam o desenvolvimento do aluno, tão pouco ajuda na aula do professor. Tendo isso como
um entrave no ensino direcionado ao laboratório, o objetivo desse projeto foi criar um laboratório móvel
interdisciplinar, através do uso de um aplicativo gratuito e disponível para android e IOS. O uso de Smartphone permite
superar barreiras que a falta de laboratório cria e assim, de maneira didática e de forma menos estressante, poder vencer
essas barreiras. A equipe decidiu usar o aplicativo phyphox como ferramenta didática para o ensino de cinemática na
turma do 1° ano de edificações do IFSertãoPE Campus Salgueiro. Para um desenvolvimento sadio das atividades foi
feita uma auto sondagem de como a turma costumava desenvolver as atividades propostas pelo professor preceptor do
estágio. Com base no comportamento da turma, decidiu-se usar a metodologia de sala de aula invertida, quando o aluno
é o próprio construtor de seu conhecimento, sendo o residente apenas mediador para que tudo ocorra como esperado.
Várias atividades foram realizadas para aplicar o uso do aplicativo na aula de lançamento vertical. Inicialmente foi
realizada a formação sobre o software com as principais características, com posterior prática de análise de uma bolinha
caindo de uma determinada altura, através do som captado pelo phyphox, foi descoberta a altura em que a bolinha tinha
sido solta até ela parar . Por fim foi possível realizar os cálculos de forma satisfatória, com isso foi ressaltado a
importância dos smartphones na integração nas aulas de física, preenchendo as lacunas que a falta de laboratórios
deixam, fazendo com que as aulas fossem mais interessantes e trazendo aprendizagem significativa.
Palavras-chave
Phyphox; Ensino de Física; Cinemática; Metodologia ativa.
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