O uso da linguagem Python no ensino de Química

Janine Gonçalves da Rocha, Pedro Leocadio dos Santos Almeida, Gizelle Angela Barroso Vieira, Delza Cristina Guedes Amorim

Resumo


Experiência Interdisciplinar entre Computação e Química no Programa Residência Pedagógica do
IFSertaoPE. O trabalho foi realizado na turma do 3º B do Ensino Médio, com o objetivo de enriquecer o
processo de ensino-aprendizagem dos alunos através de intervenções que envolveram o ensino da
programação com a linguagem Python com o intuito de aplicar na Química. A sociedade globalizada,
sobretudo a juventude, impulsiona o uso das tecnologias de informação e comunicação. A intervenção foi
realizada na Escola Evanira de Souza Dias, Petrolina-PE. Inicialmente, foi feita uma divisão da turma em 2
grupos para uso dos computadores no Laboratório. Foi feito o uso das ferramentas TICs (Google Colab e
drive, GDB compilador online e bloco de notas da microsoft) no ensino, resultando em engajamento,
ambiente atrativo e interativo, despertando o interesse dos alunos. Porém, desafios como uso das ferramentas
online, laboratório e conceitos de algoritmos surgiram, superados pelo uso simples do Python. Foi
apresentado conceitos de variáveis ("num", "soma", "mult", "div", constante "pi"), entrada/saída de dados,
operadores e uso de strings, aplicação da programação aplicada à química. Os objetivos de aprendizagem
foram: apresentar o ambiente de desenvolvimento (IDE), entender os conceitos básicos da linguagem
Python, familiarizar-se com a sintaxe e aprender a executar programas com Python para aplicação na
química. Após o entendimento dos conceitos básicos de lógica de programação, continuaremos explicando
como criar funções em Python para calcular a massa molecular e/ou um pequeno dicionário de massa
atômica utilizando informações pré-definidas contidas na tabela periódica. É importante destacar que,
mesmo sem acesso à internet, os alunos conseguiram implementar os códigos propostos. Ao final, foi
observado que a integração das TICs no ensino da programação possibilitou uma experiência de aprendizado
enriquecedora para os alunos. Essa abordagem pedagógica demonstrou promover o desenvolvimento de
habilidades relevantes para a sociedade digital que está em constante desenvolvimento.

Palavras-chave


Programação; Computação; TICs; Ensino.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2023 Janine Gonçalves da Rocha, Pedro Leocadio dos Santos Almeida, Gizelle Angela Barroso Vieira, Delza Cristina Guedes Amorim

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.