O uso da linguagem Python no ensino de Química
Resumo
Experiência Interdisciplinar entre Computação e Química no Programa Residência Pedagógica do
IFSertaoPE. O trabalho foi realizado na turma do 3º B do Ensino Médio, com o objetivo de enriquecer o
processo de ensino-aprendizagem dos alunos através de intervenções que envolveram o ensino da
programação com a linguagem Python com o intuito de aplicar na Química. A sociedade globalizada,
sobretudo a juventude, impulsiona o uso das tecnologias de informação e comunicação. A intervenção foi
realizada na Escola Evanira de Souza Dias, Petrolina-PE. Inicialmente, foi feita uma divisão da turma em 2
grupos para uso dos computadores no Laboratório. Foi feito o uso das ferramentas TICs (Google Colab e
drive, GDB compilador online e bloco de notas da microsoft) no ensino, resultando em engajamento,
ambiente atrativo e interativo, despertando o interesse dos alunos. Porém, desafios como uso das ferramentas
online, laboratório e conceitos de algoritmos surgiram, superados pelo uso simples do Python. Foi
apresentado conceitos de variáveis ("num", "soma", "mult", "div", constante "pi"), entrada/saída de dados,
operadores e uso de strings, aplicação da programação aplicada à química. Os objetivos de aprendizagem
foram: apresentar o ambiente de desenvolvimento (IDE), entender os conceitos básicos da linguagem
Python, familiarizar-se com a sintaxe e aprender a executar programas com Python para aplicação na
química. Após o entendimento dos conceitos básicos de lógica de programação, continuaremos explicando
como criar funções em Python para calcular a massa molecular e/ou um pequeno dicionário de massa
atômica utilizando informações pré-definidas contidas na tabela periódica. É importante destacar que,
mesmo sem acesso à internet, os alunos conseguiram implementar os códigos propostos. Ao final, foi
observado que a integração das TICs no ensino da programação possibilitou uma experiência de aprendizado
enriquecedora para os alunos. Essa abordagem pedagógica demonstrou promover o desenvolvimento de
habilidades relevantes para a sociedade digital que está em constante desenvolvimento.
IFSertaoPE. O trabalho foi realizado na turma do 3º B do Ensino Médio, com o objetivo de enriquecer o
processo de ensino-aprendizagem dos alunos através de intervenções que envolveram o ensino da
programação com a linguagem Python com o intuito de aplicar na Química. A sociedade globalizada,
sobretudo a juventude, impulsiona o uso das tecnologias de informação e comunicação. A intervenção foi
realizada na Escola Evanira de Souza Dias, Petrolina-PE. Inicialmente, foi feita uma divisão da turma em 2
grupos para uso dos computadores no Laboratório. Foi feito o uso das ferramentas TICs (Google Colab e
drive, GDB compilador online e bloco de notas da microsoft) no ensino, resultando em engajamento,
ambiente atrativo e interativo, despertando o interesse dos alunos. Porém, desafios como uso das ferramentas
online, laboratório e conceitos de algoritmos surgiram, superados pelo uso simples do Python. Foi
apresentado conceitos de variáveis ("num", "soma", "mult", "div", constante "pi"), entrada/saída de dados,
operadores e uso de strings, aplicação da programação aplicada à química. Os objetivos de aprendizagem
foram: apresentar o ambiente de desenvolvimento (IDE), entender os conceitos básicos da linguagem
Python, familiarizar-se com a sintaxe e aprender a executar programas com Python para aplicação na
química. Após o entendimento dos conceitos básicos de lógica de programação, continuaremos explicando
como criar funções em Python para calcular a massa molecular e/ou um pequeno dicionário de massa
atômica utilizando informações pré-definidas contidas na tabela periódica. É importante destacar que,
mesmo sem acesso à internet, os alunos conseguiram implementar os códigos propostos. Ao final, foi
observado que a integração das TICs no ensino da programação possibilitou uma experiência de aprendizado
enriquecedora para os alunos. Essa abordagem pedagógica demonstrou promover o desenvolvimento de
habilidades relevantes para a sociedade digital que está em constante desenvolvimento.
Palavras-chave
Programação; Computação; TICs; Ensino.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2023 Janine Gonçalves da Rocha, Pedro Leocadio dos Santos Almeida, Gizelle Angela Barroso Vieira, Delza Cristina Guedes Amorim
![Licença Creative Commons](http://licensebuttons.net/l/by-nc-sa/4.0/88x31.png)
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.