O uso de metodologias ativas no estudo da tabela periódica
Resumo
O uso das metodologias ativas em sala de aula tem como uma de suas características o impulsionamento do
protagonismo do aluno. Junto a isso, estas também estimulam a resolução de problemas que ao propor situações do dia-
a-dia preparam o aluno para o mundo do trabalho. Para tanto, foi utilizado a Aprendizagem Baseada em Problemas
(ABP) em uma das aulas de química do Programa Residência Pedagógica, abordando o assunto de introdução a Tabela
Periódica (TP). A APB Consistiu na aplicação de um texto-problema com temática ambiental abordando elementos
químicos da TP presentes no solo e nos vegetais. Esta foi aplicada para uma turma de 40 anos do 1°Ano do Ensino
Médio, de uma escola estadual de Petrolina-PE. A resolução da ABP ocorreu em duplas, tendo orientação do residente.
De forma contínua, o texto-problema era lido e discutido e através da interpretação dos alunos chegava-se a resolução
dos problemas. Após a aplicação da metodologia, foi possível concluir que os alunos tiveram êxito na solução do
problema proposto, ao fazerem uso dos seus conhecimentos prévios de química e de sua capacidade interpretativa.
Outro ponto a destacar é a autonomia proposta pelas metodologias ativas por atribuir a independência dos alunos em
resolver as problemáticas propostas.
protagonismo do aluno. Junto a isso, estas também estimulam a resolução de problemas que ao propor situações do dia-
a-dia preparam o aluno para o mundo do trabalho. Para tanto, foi utilizado a Aprendizagem Baseada em Problemas
(ABP) em uma das aulas de química do Programa Residência Pedagógica, abordando o assunto de introdução a Tabela
Periódica (TP). A APB Consistiu na aplicação de um texto-problema com temática ambiental abordando elementos
químicos da TP presentes no solo e nos vegetais. Esta foi aplicada para uma turma de 40 anos do 1°Ano do Ensino
Médio, de uma escola estadual de Petrolina-PE. A resolução da ABP ocorreu em duplas, tendo orientação do residente.
De forma contínua, o texto-problema era lido e discutido e através da interpretação dos alunos chegava-se a resolução
dos problemas. Após a aplicação da metodologia, foi possível concluir que os alunos tiveram êxito na solução do
problema proposto, ao fazerem uso dos seus conhecimentos prévios de química e de sua capacidade interpretativa.
Outro ponto a destacar é a autonomia proposta pelas metodologias ativas por atribuir a independência dos alunos em
resolver as problemáticas propostas.
Palavras-chave
Interdisciplinaridade; Ensino de Química; Aprendizagem Baseada em Problemas.
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