O uso de simulação computacional Phet para o estudo da mecânica
Resumo
Ao longo dos anos tem-se buscado alternativas que aproximem a disciplina de física da realidade dos alunos. Dentre
estas alternativas está a busca por novas formas de se pensar o ensino, aliado a adoção de novas metodologias que
tornem a aprendizagem da física mais significativa. Assim, destaca-se as simulações computacionais como ferramentas
para auxiliar no processo de ensino-aprendizagem. Diante desse contexto, emerge este trabalho que apresenta o
desenvolvimento de uma sequência didática no ensino de Física visando o engajamento de estudantes no primeiro ano
do ensino médio, utilizando a simulação computacional PHET, o qual apresenta diversas simulações em várias áreas das
ciências, que podem ser usados gratuitamente e on-line. A sequência didática utilizada foi aplicada em uma turma do 1º
ano do Ensino Médio no IFSertãoPE Campus Serra Talhada-PE, durante as ações de Estágio, por meio do Programa
Residência Pedagógica. Esta foi planejada em três módulos de conceitos estudados, sendo eles: Movimentos, Queda-
Livre e Lançamento Vertical. Na primeira etapa foi apresentado o conteúdo programático proposto pela ementa da
disciplina. Para o segundo módulo, introduzido o simulador PHET, para exemplificação do que estavam sendo
vivenciado, possibilitando a compreensão dos fenómenos físicos em destaque com base nas suas representações. Por
fim, no último módulo, deu-se de forma dinâmica uma atividade prática em grupo através das interpretações com o uso
do software. Esse recurso digital buscou potencializar o ensino de Física, através de aulas mais dinâmicas e atrativas,
nas quais os estudantes questionaram, desenvolveram e fundamentaram o porquê das interpretações que estão sendo
exemplificadas. A sequência didática propiciou uma maior interação entre os estudantes, por meio da participação ativa,
diálogo didático e conhecimentos científicos. Frente as dificuldades enfrentadas em sala de aula, o uso do das
simulações permitiram que o conteúdo apresentado fosse desenvolvido com mais clareza e os conceitos referentes a
disciplina, ilustrados de maneira lúdica.
estas alternativas está a busca por novas formas de se pensar o ensino, aliado a adoção de novas metodologias que
tornem a aprendizagem da física mais significativa. Assim, destaca-se as simulações computacionais como ferramentas
para auxiliar no processo de ensino-aprendizagem. Diante desse contexto, emerge este trabalho que apresenta o
desenvolvimento de uma sequência didática no ensino de Física visando o engajamento de estudantes no primeiro ano
do ensino médio, utilizando a simulação computacional PHET, o qual apresenta diversas simulações em várias áreas das
ciências, que podem ser usados gratuitamente e on-line. A sequência didática utilizada foi aplicada em uma turma do 1º
ano do Ensino Médio no IFSertãoPE Campus Serra Talhada-PE, durante as ações de Estágio, por meio do Programa
Residência Pedagógica. Esta foi planejada em três módulos de conceitos estudados, sendo eles: Movimentos, Queda-
Livre e Lançamento Vertical. Na primeira etapa foi apresentado o conteúdo programático proposto pela ementa da
disciplina. Para o segundo módulo, introduzido o simulador PHET, para exemplificação do que estavam sendo
vivenciado, possibilitando a compreensão dos fenómenos físicos em destaque com base nas suas representações. Por
fim, no último módulo, deu-se de forma dinâmica uma atividade prática em grupo através das interpretações com o uso
do software. Esse recurso digital buscou potencializar o ensino de Física, através de aulas mais dinâmicas e atrativas,
nas quais os estudantes questionaram, desenvolveram e fundamentaram o porquê das interpretações que estão sendo
exemplificadas. A sequência didática propiciou uma maior interação entre os estudantes, por meio da participação ativa,
diálogo didático e conhecimentos científicos. Frente as dificuldades enfrentadas em sala de aula, o uso do das
simulações permitiram que o conteúdo apresentado fosse desenvolvido com mais clareza e os conceitos referentes a
disciplina, ilustrados de maneira lúdica.
Palavras-chave
Simulação computacional, Ensino de Física, Sequência didática.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2023 Kívina Regina Gomes de Medeiros, Daniel Cesar Macedo Cavalcante, Delza Cristina Guedes Amorim, Gizelle Angela Barroso Vieira
![Licença Creative Commons](http://licensebuttons.net/l/by-nc-sa/4.0/88x31.png)
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.