Capacitação para o mundo digital através da informática básica: uma experiência na Residência Pedagógica

Emanuela Vitoria Dias Morais, Newton Pionorio Nogueira, Jheimes Lima Barbosa, Willmara Marques Monteiro, Delza Cristina Guedes Amorim

Resumo


O programa da Residência Pedagógica (RP) tem como objetivo ambientar o licenciando no ambiente pedagógico
através da observação e da efetiva prática. Durante a fase de imersão na RP no IFSertãoPE Campus Petrolina, o aluno é
instigado a realizar um projeto pedagógico de intervenção. Neste sentido, foi desenvolvido uma proposta com foco no
ensino de Informática Básica no curso Técnico em Edificações na instituição supracitada, com o objetivo principal de
fornecer aos estudantes conhecimentos fundamentais em informática básica, abrangendo temas como hardware,
software, sistemas operacionais, internet, redes sociais, segurança online e pacote Office. A metodologia adotada
envolveu: observação das aulas, identificação do perfil da turma e do professor, implementação de atividades práticas
durante as aulas e avaliação processual e somativa. Durante essas aulas, foram utilizadas diversas estratégias para
promover a interação dos estudantes com os conteúdos abordados. As atividades foram planejadas de forma a estimular
o raciocínio crítico e a criatividade, permitindo que os alunos desenvolvessem suas habilidades no manuseio de
computadores e softwares. Dentre as atividades práticas realizadas, destacam-se a criação de documentos de texto
utilizando o pacote Office, a navegação na internet com o objetivo de pesquisar informações relevantes, a criação de
apresentações de slides utilizando recursos avançados do PowerPoint, entre outras. Essas atividades foram
fundamentais para consolidar o aprendizado dos estudantes e prepará-los para a utilização prática dos conhecimentos
em suas vidas acadêmicas e profissionais. Através das atividades desenvolvidas, os estudantes puderam adquirir
conhecimentos essenciais para a inserção na sociedade atualmente conectada e tecnológica, como introdução ao
hardware e software, a utilização de ferramentas do pacote Office, noções sobre segurança e uso da internet. Durante a
aplicação do projeto os alunos demonstraram motivação na participação das aulas, com trocas de conhecimentos e
interação entre os alunos e o residente. Assim, o projeto desenvolvido dentro do programa RP foi fundamental para
proporcionar aos estudantes uma experiência enriquecedora e significativa onde os estudantes foram protagonistas de
sua formação, onde os conhecimentos adquiridos e as competências desenvolvidas têm uma importância fundamental
na formação acadêmica dos alunos, preparando-os para os desafios e demandas do mundo digital e contribuindo para
sua inserção no mercado de trabalho.


Palavras-chave


Residência pedagógica; Informática Básica; Intervenção.

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