DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS INOVADORES PARA A BACIA LEITEIRA DE AFRÂNIO-PE, COM VISTA À AMPLIAÇÃO DE MERCADO

Luciana Cavalcanti de Azevedo, Ruana Sertão Castro, Maria Simão da Silva, Alessandra Sousa Cordeiro de Sá, Robson de Jesus Mascarenhas

Resumo


O Brasil é considerado um dos maiores produtores de leite, chegando a produzir 35,66 bilhões de litros no ano de 2017. Além do consumo in natura, os derivados lácteos apresentam uma boa aceitação no mercado nacional, dentre eles destaca-se o doce de leite. A presença de alguns componentes do leite como a lactose tornam este inacessível para uma parcela da população que são intolerantes a este componente, além disso a procura por alimentos com baixo ou nenhum teor de açúcar vem crescendo drasticamente. Diante disso, este trabalho teve como objetivo desenvolver doce de leite sem lactose, light e diet e propor novas embalagens e rotulagem para o doce de leite branco de Afrânio/PE. Inicialmente, foi realizada uma pesquisa de mercado através de um questionário eletrônico, elaborado com 10 questões relacionadas com a preferência dos consumidores quanto aos atributos: cor, limpeza da embalagem e do produto, resistência da embalagem e presença de rótulos contendo informações completas. A elaboração do doce de leite sem lactose foi feita através da hidrólise da lactose pela enzima lactase. O doce obtido foi analisado sensorialmente quanto aos atributos: aparência, cor, aroma, cremosidade, doçura, sabor geral e qualidade global, através de escala estruturada de 7 pontos. além de testes de preferência por ordenação e intenção de compra. O doce de leite diet foi elaborado com adição de espessante, edulcorante e conservante. Para o doce light foi utilizado açúcar, espessante e conservante. A escolha de novas embalagens para o doce considerou a facilidade de obtenção no mercado, baixo custo e que acondicionasse menores porções do produto, com uma nova proposta de design. A pesquisa de mercado demostrou que a aparência e presença de rótulos são considerados importantes, pois a soma de pontos para a aparência foi de 95,2% e 98,15% para presença de rótulo. Em relação à higiene, o atributo limpeza da embalagem e do produto é considerado fator importante visto que, a soma dos pontos como importante e muito importante foi de 99%. Uma das principais características do doce de leite branco de Afrânio é sua cor clara, que a diferencia dos demais doces produzidos em outras regiões, ao ser avaliado o atributo cor, nota-se que a cor clara é considerada importante, pois a soma dos pontos foi de 58,6% e para a cor escura 40,4%. A fabricação de doce de leite sem lactose apresentou um rendimento de 34,45%, o diet de 19% e o light de 31,71%. A analise sensorial demonstrou que o doce sem lactose compete bem com o comercial, fato este confirmado pela boa aceitação da amostra nos atributos avaliados, no entanto apresentou aceitação mediana para o atributo cremosidade, avaliando a preferência, nota-se que o doce sem lactose desenvolvido foi mais preferido em relação aos demais tratamentos, em relação a intenção de compra nota-se que não há diferenças significativas entre os três tratamentos avaliados. Posteriormente serão realizadas analise sensorial dos doces light e diet, e analise físico-química de todos.


Palavras-chave


Leite; Doce de Leite; Tecnologia em Alimentos

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 Luciana Cavalcanti de Azevedo, Ruana Sertão Castro, Maria Simão da Silva, Alessandra Sousa Cordeiro de Sá, Robson de Jesus Mascarenhas

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.