ESTADO DA ARTE SOBRE O PROTAGONISMO DOS ALUNOS NA ORGANIZAÇÃO EDUCACIONAL

Andrey Borges Bernardes, Graciane Santos Souza

Resumo


Levando em consideração que as reformas educacionais, em geral, são pensadas em termos de legislação ou com base em grandes teóricos da educação ou ainda na concepção de professores, sentimos a necessidade de fazer um estado da arte em torno de pesquisas que colocassem os estudantes no centro do debate sobre reformas educacionais. A primeira parte da pesquisa consiste na busca no Portal de Periódicos da Capes dos seguintes descritores: (“alunos” AND “reforma da educação”); (“entrevista” AND “educandos”); “protagonismo do aluno”; (“gestão escolar” AND “alunos”); (“organização escolar” AND “alunos”). Os resultados encontrados, cujos títulos correspondiam à área de educação, foram organizados em tabelas. Dos 71 resultados encontrados, nenhum título apresenta uma relação direta com o tema do projeto. A segunda parte consiste na leitura dos resumos dos trabalhos tabulados para averiguar, com base em informações menos genéricas que as contidas nos títulos, sua relação com o tema sobre o qual nos dispusemos a realizar o estado da arte. A conclusão do trabalho indica que, dos indicadores pesquisados, nenhuma aponta para pesquisas que tenham tomado os alunos como o objeto exclusivo ou prioritário na reflexão acerca das reformas educacionais.

Palavras-chave


Reformas educacionais; protagonismo estudantil; entrevista com alunos.

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