AUTORREGULAÇÃO DE APRENDIZAGEM: UMA PROPOSTA ÀS PRÁTICAS DE ESTUDOS DOS LICENCIANDOS EM QUÍMICA E FÍSICA

Fernando Pereira Coelho, Maria do Socorro Tavares Cavalcante, Jaiany da Silva Gomes Fonseca

Resumo


Está inerente no bojo das  licenciaturas a busca de metodologias que relacionam experiências para potencializar as aprendizagens dos estudantes, aliando à necessidade de formação de futuros educadores com comprometimento maior nas relações entre ensino e aprendizagem. Sem desprezar questões como problemas sociais, políticos e econômicos diretamente relacionados aos cursos de licenciatura é interessante atentar-se para os estudos de temas associadas às aprendizagens e em especial à aprendizagem autorregulada dos licenciandos. O objetivo deste estudo pautou-se em trabalhar com estudantes especificamente das licenciaturas em Química e Física ofertados pelo Campus Petrolina do IF Sertão PE um repertório de estratégias autorreguladoras de aprendizagens que os auxiliem no desempenho da vida acadêmica, e entender as estratégias que empregam em seus estudos. Foram recrutados através de amostra aleatória simples, 20 (vinte) estudantes.  As atividades desenvolvidas seguiram a modelagem de estudo de autorregulação denominado PLEA (planejamento, execução e avaliação) e as atividades propostas para esse fim estão descritas e validadas como instrumental de pesquisa nos estudos (Rosário (2017). O instrumento de medida que foi utilizado para mensurar os processos implicados na aprendizagem autorregulada foi o Learning and Study Strategies Inventory (LASSI) validado internacionalmente e adequado aos objetivos do estudo. Os resultados dessa pesquisa apontam que os participantes possuem um alto nível de autorregulação da aprendizagem, tendo em vista que os resultados do LASSI deixaram  evidenciado as áreas onde há fraquezas a serem superadas. Sinalizou também onde os estudantes voluntários precisam melhorar seus conhecimentos, habilidades, atitudes e motivações. Esse trabalho possibilitou que se visualiza-se a autorregulação da aprendizagem, dos participantes, permitindo contribuir com sugestões que propiciem melhorar os processos envolvidos e o desempenho nas atividades acadêmicas, viabilizando gerenciar seus processos de aprendizagem com maior eficácia.


Palavras-chave


Estratégias de aprendizagem; Resolução de problemas; Metacognição.

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