APTIDÃO AGRÍCOLA DAS TERRAS DO MUNICÍPIO DE SALGUEIRO/PE: ESTUDO COMPARATIVO ENTRE O USO POTENCIAL E ATUAL

Sandra Regina da Silva Galvão, Tatiane Barbosa Miranda, Adriana de Carvalho Figueiredo Rodrigues, Carlos Wendel Gomes da Silva, Eriverton da Silva Rodrigues

Resumo


O controle dos processos de degradação em áreas rurais é muito complexo e deve visar à adoção de uma política agrícola que contemple a manutenção ou aumento do potencial produtivo das terras. O Sistema de Avaliação da Aptidão Agrícola das Terras apresenta vantagens em relação às demais metodologias, como ferramenta para o planejamento do uso da terra, permitindo a inclusão de diversos tipos de uso e níveis de manejo e a comparação entre usos conflitantes. A perda de solo incrementada pela antropização, associada à ocorrência de solos rasos e com salinidade, é uma das principais causas da baixa produtividade agrícola da região, e para um melhor planejamento das intervenções com o intuito de recomendar manejos adequados aos tipos de solo ocorrentes na área e mitigar os efeitos negativos dos diversos tipos de erosão observados, faz-se necessário realizar uma avaliação da sua aptidão agrícola. Este trabalho teve por objetivo classificar a aptidão agrícola das terras do município de Salgueiro/PE na bacia hidrográfica do Rio Terra Nova e discutir os conflitos entre os usos agrícolas atuais e potenciais. O estudo foi desenvolvido nas terras agrícolas do município de Salgueiro/PE, pertencente a bacia hidrográfica do rio Terra Nova, que está localizada no Sertão de Pernambuco. Fora obtida carta planialtimétrica com curvas de nível equidistantes em 30 m, que foi utilizada como material básico para o levantamento, e a base de dados digitais do Zoneamento Agroecológico de Pernambuco para confeccionar o mapa de tipos de solo. Os dados foram manipulados através do software Quantum – GIS (QGIS). A classificação da aptidão agrícola das terras foi realizada com base no levantamento de solos do município de Salgueiro e os critérios utilizados na classificação baseados no Sistema de Avaliação da Aptidão Agrícola das Terras. A combinação dos dados pluviométricos dos últimos cinco anos em conjunto com o mapa de solos e de altimetria permitiu a identificação da potencialidade de uso do solo e sua aptidão agrícola. Foram considerados dois níveis de manejo para as terras do município de Salgueiro, A e B, por estarem de acordo com a realidade socioeconômica do município. O comparativo entre a aptidão agrícola potencial e atual mostrou que o uso das terras sem o devido planejamento conduz a sua degradação. As terras do município de Salgueiro apresentam classes de aptidão agrícola que vão de restrita a inapta nos manejos A e B, devido aos fatores limitantes, principalmente os fatores deficiência de água e suscetibilidade à erosão. Por fim, espera-se que o presente trabalho venha a subsidiar futuros estudos relacionados à conservação e manejo do solo e aos aspectos ambientais da bacia hidrográfica do Rio Terra Nova.


Palavras-chave


Degradação; Manejo e uso do solo; Plano conservacionista de uso do solo

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 Sandra Regina da Silva Galvão

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.