A PRESENÇA DO NEGRO NA LITERATURA BRASILEIRA

Romana de Fátima Macedo Gomes, Mariana Lopes Leal

Resumo


À escola, cabe definir posições, assumindo-se como agente reprodutor de ideologias opressoras ou como sujeito capaz de intervir em estruturas desumanizantes e determinantes de estruturas sócio-politico-econômicas injustas. Refletir sobre a questão racial torna-se relevante para resgatar uma dívida histórica e não repetir, no tempo presente, atos fundados na intolerância e no desrespeito à diversidade étnica e cultural. Este trabalho buscou realizar um estudo crítico de um determinado período da história literária brasileira, identificando o lugar concedido à população negra e às suas lutas, além das perspectivas em que tais referências foram feitas em obras românticas. Com isso, o projeto propôs-se a nortear processos educacionais em consonância com a sua missão precípua de agente de transformação social. Para tanto, definiu-se como questão de pesquisa: Como se tematizou a questão do negro na literatura brasileira? Esse trabalho foi realizado por meio de pesquisa de enfoque qualitativo, tendo sido eleita, como procedimento para coleta de dados, a pesquisa bibliográfica. Para a análise do material selecionado, empregou-se a análise do discurso, a qual possibilitou o estabelecimento de vínculos entre os enunciados analisados e as ideologias. O aporte teórico está fundamentado em estudos já realizados sobre o tema, especificamente em pesquisas feitas por Lima (2019), Munoz (2019) e Silva (2019). O corpus foi constituído pela análise da referenciação ao negro em obras de José de Alencar e de Bernardo de Guimarães. Os resultados apontaram, na tematização da condição do negro, a convergência das ideologias racistas vigentes no contexto histórico e espaço-temporal da sociedade para o discurso do autor-criador.


Palavras-chave


NEGRO; PERSPECTIVAS; LITERATURA.

Texto completo:

PDF

Referências


LIMA, Elaine. Dois homens, duas perspectivas, um só tema: o negro. Disponível em: . Acesso em: 09 jan. 2019.

MUÑOZ, Juliana Fillies Testa. A estereotipização do negro nos romances de Bernardo Guimarães. Todas as Musas ISSN 2175 – 1277, Ano 08 Número 02 Jan - Jul 2017. Disponível em: . Acesso em: 13 jan. 2019.

SILVA, Darlene. Jose de Alencar: (des)construção da identidade nacional. In: SEPEXLE, IV, 2012, Ilhéus-BA. Artigo. 2-10. Disponível em: . Acesso em: 10 jan. 2019


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 ROMANA FÁTIMA MACEDO GOMES

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.