IDENTIFICAÇÃO IN SILICO DE SEMIOQUÍMICOS COMPORTAMENTALMENTE ATIVOS EM DUAS ESPÉCIES DE AFÍDEOS: MEGOURA VICIAE E NASONOVIA RIBISNIGRI

Renato César da Silva, Mariane da Silva Barboza, José William Ferreira da Silva

Resumo


A interação entre os insetos ocorre de maneira singular, restrita à emissão e assimilação de substâncias químicas, denominadas de semioquímicos. Essas substâncias, mais especificamente moléculas odoríferas fisiologicamente relevantes em insetos é de suma importância para a agricultura, como em estratégias relacionadas ao Manejo Integrado de Pragas (MIP). Os pulgões (afídeos), conhecidos popularmente como piolho-das-plantas representam sérias espécies de pragas para a agricultura, se alimentando da seiva de plantas. Particularmente, Nasonovia ribisnigri e Megoura viciae são afídeos presentes nas culturas da alface e da ervilhaça, respectivamente. Com o intuito de compreender e propor mecanismos de ação para a detecção e liberação de odor nas duas espécies mencionadas importantes na agricultura, este trabalho estruturou-se em métodos teóricos-computacionais, com a utilização de servidores, como o Pherobase, para a busca de semioquímicos e o PDB (Protein Data Bank) para a aquisição das proteínas de ligação a odorantes (OBP) já obtidas experimentalmente e disponíveis na literatura: MVic OBP3 4z39 e Nrib OBP3 4z45. Softwares como Avogadro, ChemSketch e Discovery Studio foram utilizados para desenho e otimização das moléculas e o MOPAC, nos cálculos de propriedades químico-quânticas dos semioquímicos. E para o docking molecular, foi utilizado o AutoDockVina. As OBPs demonstraram bons números de sítios de ligação, onde a MVic OBP3 apresentou três sítios e a Nrib OBP3, cinco. Dentre os ligantes, α-gurgunene, por exemplo, apresentou menor afinidade eletrônica: -1.452 KJ mol-1. Com o docking, este ligante foi o que também apresentou melhor afinidade com MVic OBP3, -5,9 KJ mol-1, indicando maior estabilidade do sistema frente aos demais semioquímicos. Resultados como estes dão margens a estudos mais amplos voltados à interação inseto-odorante, quiçá para métodos alternativos de controle de pragas agrícolas.


Palavras-chave


Semioquímico; OBPs; insetos; docking molecular

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 Renato César da Silva

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.