PROPOSTA DE ESTRATÉGIA DE ENSINO INTERDISCIPLINAR APOIADA EM METODOLOGIAS ÁGEIS DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE

Jéssyca Aparecida Gomes Rodrigues, Eduardo Magno Santos de Brito

Resumo


Devido às transformações que a sociedade vem passando nos últimos anos, há uma discussão no meio educacional de que a metodologia tradicional é desafiada a promover uma aprendizagem significativa. Diante disso, a interdisciplinaridade é vista como uma necessidade real de integração dos conhecimentos não apenas para a formação acadêmica do aluno, mas também para a sua vida profissional e social, pois ela busca a construção de um diálogo entre as diversas áreas do saber. Nesse contexto, a grande maioria dos projetos políticos pedagógicos de curso enfatiza a importância dessa prática durante o percurso formativo dos estudantes, porém há questionamentos sobre se os projetos de fato acontecem como deveriam, se são realizados de forma planejada, estruturada e executados de maneira eficiente e eficaz ou se o termo “interdisciplinaridade” virou um “jargão pedagógico”. Fases como planejamento, gerenciamento e avaliação são indispensáveis para o sucesso de qualquer projeto, inclusive os interdisciplinares, e negligenciar a importância de uma das fases pode trazer resultados indesejáveis para os envolvidos.  Diante do exposto, este trabalho objetiva demonstrar as formas, métodos e técnicas, que os docentes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano estão utilizando para planejar, gerenciar e avaliar seus projetos interdisciplinares e identificar se os métodos são eficientes no que diz respeito a clareza dos objetivos, envolvimento dos participantes, visão global do andamento do projeto, análise de riscos, integração entre as diversas áreas do saber e efetividade na contribuição da formação dos discentes, assim como, propor um método para gerenciamento de projetos interdisciplinares baseados em métodos ágeis, onde serão definidos os papéis dos envolvidos, fases do projeto, artefatos gerados, assim como a forma de avaliar se o projeto foi bem sucedido ou não.


Palavras-chave


Estratégia de ensino; Interdisciplinaridade; Metodologias ágeis; Gestão de projetos;

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 Eduardo Magno Brito

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.