DO LIXO A OBJETO DIDÁTICO: REAPROVEITAMENTO DE MATERIAIS DE BAIXO CUSTO NAS AULAS DE ELETRICIDADE NO ENSINO MÉDIO

Josinaldo José da Silva, Getúlio Eduardo Rodrigues de Paiva

Resumo


Esse trabalho surgiu como uma das atribuições do Programa Residência Pedagógica, que oportuniza aos licenciandos a vivência do ambiente escolar e também a intervir em aulas, possibilitando que o mesmo ganhe experiência e auxilie na melhoria do ensino na área que será o futuro profissional. O objetivo desse projeto é despertar o interesse e auxiliar os alunos do 3º ano do ensino médio integrado em Agropecuária do IF SERTÃO-PE, Campus Salgueiro, nas aulas de Física, em específico na área de eletricidade. Para isso, usando material de baixo custo, cujo acesso será facilitado aos alunos, propõe-se a confecção dos experimentos, que ocasionará em uma maior interação do professor e residente com os alunos. Destaca-se também o fato do reaproveitamento de materiais que seriam descartados e que se tornarão ferramentas didáticas. A importância desse trabalho se baseia no fato de as aulas de Física serem prioritariamente teóricas, nas quais se destacam as fórmulas, e a observação dos fenômenos acaba ficando em segundo plano. Baseando-se nisso, essa proposta visa modificar esse cenário, trazendo aulas mais práticas, onde os alunos terão a oportunidade de desenvolver os experimentos e de visualizar o fenômeno. Com isso, pretende-se despertar no aluno uma maior afinidade pela Física, bem como, uma maior facilidade de construção do conhecimento do tema abordado.  

Palavras-chave: Ensino de Física; Eletricidade; fenômenos; experimentação.

Agradecimentos: Ao programa Residência Pedagógica – CAPES, ao IF Sertão-PE Campus Salgueiro, ao apoio do docente orientador Getúlio Paiva e do professor preceptor Cícero Jailton.

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 Josinaldo da Silva

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.