DO LIXO A OBJETO DIDÁTICO: REAPROVEITAMENTO DE MATERIAIS DE BAIXO CUSTO NAS AULAS DE ELETRICIDADE NO ENSINO MÉDIO
Resumo
Esse trabalho surgiu como uma das atribuições do Programa Residência Pedagógica, que oportuniza aos licenciandos a vivência do ambiente escolar e também a intervir em aulas, possibilitando que o mesmo ganhe experiência e auxilie na melhoria do ensino na área que será o futuro profissional. O objetivo desse projeto é despertar o interesse e auxiliar os alunos do 3º ano do ensino médio integrado em Agropecuária do IF SERTÃO-PE, Campus Salgueiro, nas aulas de Física, em específico na área de eletricidade. Para isso, usando material de baixo custo, cujo acesso será facilitado aos alunos, propõe-se a confecção dos experimentos, que ocasionará em uma maior interação do professor e residente com os alunos. Destaca-se também o fato do reaproveitamento de materiais que seriam descartados e que se tornarão ferramentas didáticas. A importância desse trabalho se baseia no fato de as aulas de Física serem prioritariamente teóricas, nas quais se destacam as fórmulas, e a observação dos fenômenos acaba ficando em segundo plano. Baseando-se nisso, essa proposta visa modificar esse cenário, trazendo aulas mais práticas, onde os alunos terão a oportunidade de desenvolver os experimentos e de visualizar o fenômeno. Com isso, pretende-se despertar no aluno uma maior afinidade pela Física, bem como, uma maior facilidade de construção do conhecimento do tema abordado.
Palavras-chave: Ensino de Física; Eletricidade; fenômenos; experimentação.
Agradecimentos: Ao programa Residência Pedagógica – CAPES, ao IF Sertão-PE Campus Salgueiro, ao apoio do docente orientador Getúlio Paiva e do professor preceptor Cícero Jailton.Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2021 Josinaldo da Silva
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.