CRESCIMENTO INICIAL DE CLONES DE EUCALIPTO NA REGIÃO DO VALE DO SUBMÉDIO SÃO FRANCISCO

Talita Cristina Mamedes Rodrigues, Valéria Barbosa de Souza, Bruno França da Trindade Lessa, Alysson Lívio Vasconcelos Guedes

Resumo


O eucalipto é a arbórea mais plantada do mundo e com crescente mercado para atender as demandas de papel e celulose, carvão vegetal, madeira serrada, produtos de madeira sólida e madeira processada. Atualmente, o Brasil possui cerca de 10 milhões de hectares de florestas plantadas, com o eucalipto ocupando mais de 75% das áreas. A escolha do eucalipto para suprir a demanda por madeira em várias partes do mundo está relacionada as vantagens observadas no gênero, como rápido crescimento e a grande diversidade de espécies que possibilita a adaptação da cultura a diversas condições de clima e solo. Em regiões com longos períodos de seca e condições de climáticas limitantes, são predominantes os plantios de híbridos de eucaliptos propagados via estaquia. Este processo permite a homogeneização dos plantios e manutenção das caracteristicas de interesse selecionadas. O eucalipto, apresenta uma grande interação de suas características genéticas com ambiente, sendo necessário trabalhos piloto para observação do desempenho de genótipos antes de sua indicação para uma região. Assim, o presente trabalho teve como objetivo avaliar o crescimento inicial de clones de eucalipto na região do Vale Submédio São Francisco. O experimento foi conduzido no município de Petrolina, no período de maio de 2018 a abril de 2019. Foram testados cinco clones de Eucalyptus (1250, 2001, 1407, 0013 e 1404) e Corymbia citriodora, dispostos em delineamento de blocos casualizados e esquema fatorial 6x4, com 4 repetições. As plantas foram submetidas a medição da altura e diâmetro. Para medição da altura utilizou-se a fita métrica, e para o diâmetro  do coleto um paquímetro digital. A irrigação foi realizada por gotejadores (2 por cova) com vazão média de 2,3 L h-1, durante quatro horas, três vezes na semana. Os dados foram submetidos à análise de variância e comparações das médias foram realizadas pelo teste de Tukey a 5%. O híbrido Eucalyptus urophylla x E. tereticornis (0013) e Corymbia citriodora se destacaram ao apresentarem maiores médias de crescimento e tolerância as condições edafoclimáticas do semiárido. O maior crescimento em altura e diâmetro destes genótipos pode indicar um sistema radicular bem desenvolvido e bons artifícios ecológicos como a capacidade de ganho e armazenamento de carbono.


Palavras-chave


Eucalyptus; interação genótipo-ambiente; silvicultura; semiárido.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 TALITA CRISTINA MAMEDES RODRIGUES

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.