CONSTRUÇÃO DE MATERIAIS MANIPULÁVEIS PARA O ENSINO DO CÁLCULO DE VOLUMES DOS SÓLIDOS DE REVOLUÇÃO

Raquel da Costa Silva, Tiago Pereira Rocha, Gislaine Ribeiro da Silva, Rônero Márcio Cordeiro Domingos

Resumo


As figuras e formas da natureza podem ser compreendidas como produtos do movimento. O movimento de figuras no espaço gera corpos. E entre estes existem corpos muito especiais: são os corpos que se formam a partir do movimento completo de uma figura invariável em torno de um eixo. Este movimento particular recebe o nome de revolução e os corpos por ele gerados são chamados corpos de revolução, que estão presentes de inúmeras maneiras em nossa vida cotidiana. O cilindro é a forma mais comum de um recipiente simples. A esfera é a figura espacial mais regular e fácil de imaginar. Os corpos de revolução são figuras espaciais que encontramos representadas em muitos objetos de nosso dia-a-dia. Após uma revisão literária e estudo sobre derivadas e integrais, buscamos no cotidiano figuras espaciais e calculamos seus volumes e construímos materiais que pudessem representar a formação de um sólido de revolução. Ainda construímos um material que representasse de forma clara o processo de calcular área pela soma de Riemann para facilitar o ensino e aprendizado dos alunos. Dos materiais criados, destaco, uma figura superficial num plano cartesiano, criada com isopor, e retangulos pequenos para preencher a área superficial dessa figura e representar o processo de soma de Riemann para obter a área aproximada da superfície total, com isso criamos várias camadas de retângulos, cada camada com retângulos mais finos que os da outra, os retângulos mais finos preencheram mais a superfície da figura e a soma de suas áreas consequentemente se aproximou mais da área total superficial da figura criada, que foi 2158 cm2, a área total é aproximadamente 2197,625 cm2. Modelos de sólidos no cotidiano, como uma lata de óleo, que possui uma forma cilíndrica, que ao calcularmos seu volume deu 116,18 ml, ou 116,18 cm2, aproximadamente o descrito na embalagem que 116 ml e entre outros exemplos do cotidiano, com isso o projeto teve o objetivo de mostrar sólidos do cotidiano para os alunos e ajudar no cálculo dos mesmos.


Palavras-chave


Sólidos de Revolução; Volume; Área Superficial

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