PRODUÇÃO DE CACHAÇA DE BAIXO CUSTO EM ALAMBIQUE ALTERNATIVO UTILIZANDO CANA-DE-AÇUCAR DO IF SERTÃO CAMPUS PETROLINA ZONA RURAL

Marcio Rennan Santos Tavares, CARLOS ARTHUR NUNES FARIAS

Resumo


A ideia do projeto é a produção cachaça com materiais de baixo custo utilizando matérias primas da própria instituição proporcionando qualidade dentro dos padrões da Normativa nº 13, de 29 de junho de 2005, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. A mesma aprova o regulamento técnico para fixação dos padrões de Identidade e qualidade para aguardente de cana-de-açúcar e cachaça. Vários fatores afetam a qualidade desta bebida, dentre esses o material do alambique que é utilizado para fazer a destilação. Avaliou-se o desempenho de um alambique alternativo confeccionado com materiais de baixo custo e a sua influência na qualidade química da bebida final. O experimento foi realizado no laboratório de química analítica do Instituto Federal do Sertão Pernambucano campus Petrolina Zona Rural, foi feito todo o processo de confecção do alambique e produção da cachaça, a cana-de-açúcar foi coletada na horta convencional do campus que está desativada por conta do solo degradado decorrente do manejo inadequado. Foi feita a moagem e a fermentação do caldo com leveduras selecionadas CA-11, a destilação foi realizada no alambique alternativo e a fração coração foi colocada em mini barris de carvalho em 3 tratamentos diferentes para envelhecerem por um período de 1 ano, foi analisado o rendimento e o teor alcoólico com alcoômetro.


Palavras-chave


Alambique alterativo; baixo custo; cachaça

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 Marcio Rennan Santos Tavares, CARLOS ARTHUR NUNES FARIAS

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.