PERFIL DE SENSIBILIDADE DE ISOLADOS DE Staphylococcus spp. OBTIDOS DE CASOS DE MASTITE SUBCLÍNICA EM PEQUENOS RUMINANTES AOS ANTIMICROBIANOS CONVENCIONAIS

Maura Marinete de Sousa, Rafael Cunha Libório, Rodolfo de Moraes Peixoto

Resumo


A caprinocultura leiteira é vista como atividade com grande potencial econômico, principalmente para o Nordeste brasileiro. Embora apresente um significativo rebanho caprino, alguns problemas constituem sérios entraves para o crescimento da atividade nesta região, podendo-se citar, aqueles de origem sanitária. Dentre estes, destaca-se a mastite, causada principalmente por bactérias do gênero Staphylococcus. Em relação ao tratamento existe a crescente preocupação com a resistência bacteriana aos antimicrobianos convencionais, o que alerta para a necessidade da adoção de protocolos terapêuticos na mastite caprina e ovina, respaldados em testes de sensibilidade antimicrobiana in vitro. Portanto, este trabalho teve como objetivo de determinar o perfil de sensibilidade de isolados de Staphylococcus spp. aos antimicrobianos convencionais e classifica-los quanto a produção de biofilme. Todos os isolados utilizados neste estudo foram obtidos entre os anos de 2017 e 2018 de casos mastite subclínica em caprinos e ovinos pertencentes aos rebanhos leiteiros localizados em municípios dos estados de Pernambuco e Bahia, sendo mantidos no Laboratório de Microbiologia de Alimentos do IF SERTÃO-PE, Campus Petrolina Zona Rural (CPZR). Os isolados bacterianos foram testados quanto à produção e quantificação de biofilme, por meio da técnica de adesão em microplaca, e avaliados quanto à resistência aos fármacos: oxacilina, ciprofloxacina, ceftriaxona, azitromicina e gentamicina, através da técnica de disco-difusão. Todos os isolados foram positivos para a prova da catalase, além de serem considerados gram positivos. Observou-se que 38,2% dos isolados foram classificados como forte ou moderado produtor de biofilme. Todos os isolados testados apresentaram perfil fenotípico de sensibilidade (100%) para os antimicrobianos utilizados. São necessárias análises, objetivando conhecer a espécies dos isolados utilizados dos isolados estudados. A presença do biofilme na maioria dos isolados utilizados neste estudo reforça a importância deste patógeno nos sistemas de produção animal e saúde pública.

 


Palavras-chave


Inibição bacteriana; perfil fenotípico; mastite; caprino

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 Maura Sousa, Rafael Libório, Rodolfo Moraes Peixoto

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.