OFICINAS DE PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Leila Soares Viegas Barreto Chagas, Fernando de Souza Martins

Resumo


O aumento do consumo, a geração excessiva e o gerenciamento inadequado dos resíduos sólidos constituem-se em um dos principais problemas ambientais da atualidade. O momento atual, no tocante ao meio ambiente, é reflexo de uma série de erros e decisões tomadas no passado. Encontramo-nos num ponto em que devemos basicamente reduzir os impactos desses erros, que nos foram deixados como legado, por uma geração, e trabalhar sob o enfoque da prevenção e da precaução para que as mesmas falhas não sejam repetidas. A Educação Ambiental entendida como um dos instrumentos básicos e indispensáveis à sustentabilidade dos processos na gestão ambiental traz o foco para a importância de se considerar a percepção ambiental do homem a partir do universo cognitivo, comunicativo, suas relações intersubjetivas e intergrupais, suas diferenciações socioeconômicas, culturais e ideológicas. Para tanto, a execução de oficinas de práticas de educação ambiental no meio escolar visa desenvolver relações sociais solidárias de respeito e comprometimento com a natureza, ao homem e a si mesmo, de forma que não se enfoque apenas a aquisição de conhecimentos científicos acerca da educação ambiental como forma de proteção ao meio ambiente, mas  sim propiciar um processo de mudança de comportamento e aquisição de novos valores e conceitos convergentes à necessidade do mundo atual e suas relações com as questões sociais, econômicas, culturais ou ecológicas. As oficinas, com aplicação em três escolas do munícipio de Salgueiro, correspondem à conteúdos referentes à Educação ambiental e Reciclagem com objetivo de conscientizar acerca do consumo consciente através da reciclagem apresentando durante a oficina as possibilidades quanto às práticas da reciclagem no dia a dia mediante a confecção de objetos, ao uso consciente da água objetivando conscientizar acerca do consumo consciente de água,  bem como valorizar o uso da água em seu ambiente natural (marítimo, fluvial e leitos) e conceitos práticos de sustentabilidade. Espera-se que com a execução das oficinas de práticas pedagógicos, os alunos que delas participarem tenham desenvolvido posição de ação e mudança sobre as temáticas abordadas nas oficinas e que criem uma visão crítica em relação ao meio ambiente e seus problemas existentes.


Palavras-chave


Oficinas; práticas; educação ambiental

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