BIOLOGIA É MASSA!! DESENVOLVENDO MODELOS DIDÁTICOS E PRÁTICAS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS

Adriana Bispo

Resumo


Atualmente, as escolas municipais em Serra Talhada-PE não dispõem de infraestrutura adequada, principalmente em relação a falta de laboratórios e aulas práticas de ciências naturais. Diante desse contexto, pretendeu-se com esse projeto facilitar a aprendizagem dos alunos e estimular o interesse pela ciência. O uso de aulas práticas e modelos são duas modalidades didáticas consideradas importantes para sanar tal carência, sendo apontadas como formas de demonstração palpável que facilita a compreensão de diversos assuntos. Esse tipo de metodologia auxilia na aprendizagem do conhecimento científico, colocando o aluno como protagonista do processo de ensino, que faz a pesquisa, aprende a formular hipóteses, a experimentar, a observar, a trabalhar em grupo e a tirar conclusões. Os objetivos desse projeto foram: despertar o interesse por ciências da natureza; facilitar a aprendizagem dos alunos na referida área; gerar alternativas viáveis para o ensino de citologia; instigar o perfil científico; e divulgar o processo seletivo do IF-Sertão. Tais objetivos foram atingidos mediante a visitação de todas os alunos do 9º ano do ensino fundamental das escolas municipais de Serra Talhada, que puderam aprender sobre sobre lâminas em microscopia, práticas de confecção de lâminas, anatomia humana e desenvolvimento embrionário e confecção de caixa entomológica. Tais atividades foram ministradas pelo próprio estudante bolsista, com o auxílio de sua orientadora. Associadamente a isso, o presente projeto promoveu a divulgação do IF-Sertão entre os alunos que estão finalizando o ensino fundamental no município de Serra Talhada, o que foi verificado pela inclusão desses estudantes no processo seletivo da Instituição.


Texto completo:

Remoto

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Adriana Bispo

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.