ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE AS TÉCNICAS TRADICIONAL E SNOWBALLING DA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA ACERCA DOS RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS

Elizandro José do Nascimento, Francisco Kelsen de Oliveira

Resumo


Esta pesquisa objetivou analisar as eficiências dos resultados obtidos com os usos das técnicas tradicional e snowballing da revisão sistemática da literatura (RSL) sobre os Recursos Educacionais Abertos (REAs). Para isso, a metodologia deste trabalho utilizou a RSL para identificar estudos primários sobre REAs publicados em trabalhos monográficos, livros, artigos de periódicos ou de anais de eventos. Assim as fases da RSL, as palavras chaves pesquisadas, as bases de buscas e as questões de pesquisas são elencadas no protocolo de RSL, que é o documento norteador do pesquisador desde o planejamento até a divulgação dos dados. No modelo tradicional de RSL, os artigos foram identificados na primeira etapa, as seleções e as leituras dos resumos ocorreram na segunda e por último as análises completas dos materiais. Já a técnica de snowballing é do tipo não-probabilística, ou seja, é uma técnica de amostragem que utiliza cadeias de referência, de tal modo a construir uma rede de relacionamento entre esses materiais. Logo a utilização de uma RSL visa responder uma questão-chave, fazendo um estudo crítico da literatura. Inicia-se por uma questão que norteia o objetivo principal para fazer um projeto de revisão. Conseguimos identificar até o presente momento 15 artigos no modelo tradicional de revisão e oito artigos no modelo snowballing onde curiosamente o artigo mais citado possuía todas as referências em inglês e em um caso específico um artigo aparecia como resultado para três strings diferentes.


Palavras-chave


Recursos Educacionais Abertos; Revisão Sistemática da Literatura; Snowballing

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 Elizandro José Nascimento

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.