DESENVOLVIMENTO E AVALIAÇÃO DE QUEIJO COALHO LIOFILIZADO

Tamires de Souza, Tatiane de Oliveira Xavier Machado, Roberta Verônica dos Santos Carvalho Mesquita

Resumo


O queijo de coalho apresenta relevância cultura e econômica para o Brasil, especialmente no nordeste, porém apresenta tempo curto de prateleira, o que gera prejuízos para a indústria e o mercado revendedor. Tem se buscado meios para que a vida útil se prolongue, e uma das formas de aumentar a estimativa de tempo é a retirada de água de sua matriz, através da desidratação. E um dos métodos é a liofilização, que visa desidratar o produto sem alterar suas características organolépticas. Esse processo já vem sendo utilizado em outros alimentos e pode ser uma boa alternativa para resolver o problema de conservação do queijo de coalho, agregando valor ao produto inicialmente elaborado e expedindo seu comércio. Nesse sentido objetivou-se desenvolver queijo de coalho liofilizado e avaliar suas características físico-químicas. O queijos foram elaborados na sala de processamento de leite do setor de Agroindústria, IF Sertão – Campus Petrolina Zona Rural. Ao receber a matéria prima foi realizada análise de acidez em º Dornic e posteriormente pasteurização afim de garantir as características organolépticas e inocuidade. Após a produção do queijo foram feitas análises físico-químicas antes e após liofilização. As análises foram: umidade, atividade de água, pH, acidez titulável em º Dornic, proteínas (método de Kjeldahl), carboidratos totais (método de fehling) e cinzas. No entanto esses dados estão sendo avaliados estatisticamente.

 

 


Palavras-chave


Derivado lácteo, desidratação, qualidade organoléptica

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 Tamires de Souza, Tatiane de Oliveira Xavier Machado, Roberta Verônica dos Santos Carvalho Mesquita

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.