QUALIDADE DE VIDA NO CAMPUS SERRA TALHADA: SAÚDE EM AÇÃO

mauriciana pereira ferreira, BARBARA MIRELY DOS SANTOS LIMA

Resumo


Não se pode mais pensar na educação como a simples visão reducionista de ensinar a ler, escrever e tão somente com o vislumbre da formação profissional. Mais que isso, precisa-se comprometer com a cidadania, formando seres humanos plenos e pensantes, que certamente terão maiores oportunidades na vida dos tempos modernos. Por isso, as instituições de ensino devem criar estratégias que possam envolver toda sociedade nas questões que tratam da saúde, evolvendo a promoção de campanhas educativas com ênfase na prevenção de doenças. Sob essas perspectivas está sendo realizado nesse ano letivo (04\2019 a 10\2019) o projeto de extensão: Qualidade de vida no Campus Serra Talhada: Saúde em Ação qual tem por objetivo prevenir doenças e promover a saúde no campus Serra Talhada através de uma série de campanhas que estão abordando de modo teórico e prático temas que envolvem hábitos de vida saudável e detecção de fatores risco, sendo elas a feira do dia mundial da saúde e as campanhas: Saúde e nutrição, Combate as drogas, sexualidade e combate as DST, Preservação da vida e a saúde e a mulher. Dentro dessa perspectiva foram realizadas as seguintes atividades: Apresentações, ministradas pela própria bolsista tal qual: “Hábitos Saudáveis e Qualidade de vida” na Feira do dia Mundial da Saúde, “Como se alimentar corretamente no dia a dia” na IV Semana de Popularização da Ciência do Semiárido Brasileiro, etc. Serviços: Calculo do IMC e Aferição da Pressão arterial,Vacinação e atualização do Cartão de Vacinas, Atendimentos odontológicos: consultas e aplicação do flúor, Rastreio de Hipertensão e diabetes, Testes Rápidos de DST’s, etc. Além também de palestras, exposição de vídeos, experimentos, banners, panfletos e filmes. Com isso, infere-se que o projeto vem contribuindo de fato no fortalecimento de uma rede de atenção às questões relativas à promoção da saúde e na melhoria na qualidade de vida da comunidade interna somando às demais iniciativas que já estão em andamento em nosso campus.


Palavras-chave


Promoção de Saúde; Prevenção de doenças; Campanhas educativas

Texto completo:

Remoto

Referências


- Gomes CM, Horta NC. Promoção da saúde de adolescentes em âmbito escolar. Rev APS 2010; 13(4): 486-499.

- Descritores em Ciências da Saúde. [acessado em 2019 fev 23]. Disponível em: http://decs.bvs.br/cgi-bin/wxis1660.exe/decsserver/.

» Disponível em: http://decs.bvs.br/cgi-bin/wxis1660.exe/decsserver/

- Figueiredo TAM, Machado VLT, Abreu MMS. A saúde na escola: um breve resgate histórico. Cien Saude Colet 2010; 15(2):397-402.EDUC


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 mauriciana pereira ferreira, BARBARA MIRELY DOS SANTOS LIMA

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.