CURSO ON-LINE DE FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DAS EDITORAS DA REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

Marcos Antônio Ferreira Firmino, Francisco Kelsen de Oliveira

Resumo


Este projeto almejou formar os profissionais em atuação, iniciantes com interesse em atuar ou autores interessados em publicar nas editoras da RFEPCT. Dessa forma, espera-se contribuir com a formação profissional dos editores e demais interessados em atuar ou publicar nas editoras da RFEPCT, de tal forma aumentar os índices de acesso aos acervos das editoras, bem como difundir as possibilidades de publicações e usos de materiais didáticos de qualidade, de baixo custo ou gratuitos. O curso deverá envolver os seguintes temas: processo editorial, aspectos avaliativos de qualidade de publicações, sistemas computacionais de suporte ao processo editorial, divulgação científica on-line e, aspectos éticos e legais nacionais e internacionais relacionados às publicações editoriais. Espera-se ofertar o curso de forma on-line, massiva e aberta, conforme o modelo de MOOC (Massive Open Online Courses), no segundo semestre de 2019 aos profissionais em atuação ou interessados em atuar nas editoras da RFEPCT. As avaliações ocorrerão a partir de questões objetivas apresentadas no ambiente on-line de oferta de MOOC’s. Além disso, haverá atividades práticas no sistema OMP (Open Monograph Press) disponibilizado para realizações de práticas com as principais funções desempenhadas nas editoras. Portanto, espera-se futuramente as promoções das editoras para que obtenham maiores índices de qualidade e alcance dos acervos, bem como ampliem os quantitativos de obras publicadas, que sirvam como materiais didáticos, tendo em vista que ainda é um nicho do mercado pouco explorado pelas grandes editoras. Então, por meio do viés extencionista integrada ao desenvolvimento editorial, espera-se possibilitar educação on-line e flexível, bem como o acesso à formação continuada dos temas em tela.


Palavras-chave


MOOC; OMP; Editoras; Livros; E-book, Editoração Científica.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 Francisco Kelsen de Oliveira, Gilliard Ribeiro Barros

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.