Posso ajudar? Orientação aos consumidores quanto às informações nutricionais contidas nas embalagens de alimentos

Adriane Luciana da Silva, Márcia do Carmo Silva Matos, Amanda Mirele da Paz Silva, Evandro Gomes Rodrigues

Resumo


É inegável o direito à informação prevista na Constituição Federal. O direito à informação deve ser observado sob três maneiras distintas: através da ótica do direito de informar; do direito de se informar; e do direito de ser informado (LOPES, 2018).  O rótulo é uma forma de comunicação entre o produto e o consumidor, nesse sentido, as informações presentes nos rótulos alimentares são fundamentais, pois visam orientar adequadamente o consumidor sobre a qualidade e a quantidade dos constituintes nutricionais, permitindo a seleção de uma alimentação balanceada (NASCIMENTO et al., 2013), a compreensão mínima do que se está consumindo através das informações contidas nos rótulos de alimentos é importante (SANTOS; YOSHIDA, 2011). Portanto, para ajudar o consumidor na compreensão das informações contidas nas embalagens de alimentos, o objetivo deste trabalho foi contribuir com a população de Petrolina-PE através do acesso a informação para os clientes de supermercados parceiros, tirando dúvidas, através dos alunos extensionistas, em consonância com a legislação vigente. Foram destinados aos supermercados parceiros os alunos, previamente orientados, nos dias e horários pré-estabelecidos, trajando fardamento e mochila outdoor pirulito, com informações da instituição e a pergunta “Posso ajudar?”, os alunos circularam nos departamentos de produtos industrializados, tirando eventuais dúvidas dos clientes daquele estabelecimento em relação a informações contidas nas embalagens de alimentos, atingindo assim o principal objetivo do projeto, que foi informar e esclarecer dúvidas dos consumidores de determinados supermercados de Petrolina. Foram atendidas 300 pessoas. Observou-se que 93% das pessoas acham importantes as informações contidas nas embalagens de alimentos, apesar de que algumas delas não consultam os rótulos (33%), outras consultas apenas algumas vezes (30%). Quando consultam, observam principalmente a validade, e o que menos observa são as quantidades dos produtos.


Palavras-chave


Informação; Rótulos; Embalagens; Alimentos.

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