Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Revista Semiárido De Visu?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

O artigo deve ser enviado como arquivo gravado em formato PDF, digitado em espaço simples, utilizando fonte Times New Roman 12, empregar itálico ao invés de sublinhar (exceto em endereço URL), com figuras e tabelas inseridas no texto, formato A4, com 2,5cm nas margens superior e inferior e 2,0cm nas margens direita e esquerda, obedecendo a sequência e as particularidades de formatação que segue:
a) Título: deve informar o leitor sobre o objetivo do artigo. No máximo com 15 palavras, deverá ser maiúscula apenas a primeira letra da primeira palavra. Fonte Times New Roman, tamanho 14, negrito, centralizado.
b) Nome(s) do(s) autor(es): Completo, por extenso, separados por vírgula, e somente a primeira letra do nome e dos sobrenomes deve ser maiúscula, centralizado. Colocar referência de nota no final do último sobrenome de cada autor, fornecendo, logo abaixo, em espaço simples, o endereço institucional, incluindo telefone e e-mail. Os autores pertencentes a mesma instituição devem ser referenciados por uma única nota. Não deve ser colocado ponto ao final de cada nota.
c) Resumo: parágrafo único, iniciado com: RESUMO, com no máximo 170 palavras, em espaço simples. Fonte Times New Roman, tamanho 10, justificado, texto corrido sem parágrafos, três espaços simples após a identificação dos autores.
d) Palavras-chave: no mínimo três e no máximo cinco, não constantes no Título. Situado um espaço simples abaixo do resumo. Fonte Times New Roman, tamanho 10, separadas por vírgulas, alinhadas à esquerda. O nome palavras-chave deve está em negrito.
e) Título em inglês, abstract e key words: devem ser tradução fiel para o inglês, obedecendo a mesma sequência e formatação, do título, resumo e palavras-chave em português.
f) Os subtítulos que seguem devem ser orientados à esquerda, em negrito, com apenas a primeira letra maiúscula, deixando-se dois espaços entre a seção anterior e um espaço para o início do subtítulo seguinte.
h) Introdução- destacar a relevância do artigo, inclusive através de revisão de literatura.
i) Material e Métodos - reunir informações necessárias e suficientes que possibilitem a repetição do trabalho por outros pesquisadores;
j) Resultados e Discussão - conter uma apresentação concisa dos dados obtidos. Quadros ou figuras devem ser preparados sem dados supérfluos. Deve conter os resultados analisados, levando em conta a literatura;
k) Conclusão - escrita de forma sucinta, sem comentários nem explicações adicionais, baseando-se nos objetivos da pesquisa;
l) Agradecimentos - facultativo;
m) Referências - trabalhos citados no texto, quadro(s) ou figura(s) e inserida em ordem alfabética da seguinte forma:

a.Periódicos: Nome de todos os autores, Título do artigo. Título do periódico (abreviado ou não), volume: páginas inicial e final, ano de publicação. Exemplo:

FERRARIS, R. & NORMAN, M.J.T. Factors affecting the regrowth of Pennisetum americanum under frequent defoliation. Aust. J. Agric. Res., 27:365-371, 1976.

b. Livro: Autores. Título da publicação. Número da edição. Local, Editora, ano de publicação. Número de páginas. Exemplo:
ROSA, S.S. Construtivismo e mudança. 5.ed. São Paulo, Cortez, 1997. 36p.

c. Participação em obra coletiva: Autores. Título da parte referenciada seguida de In: Nome do editor. Título da publicação, número da edição. Local de Publicação, Editora, ano. Páginas inicial e final. Exemplo:

- Capítulo de livro:
JIGGINS, J.; ZEEUW, H. de O. Desenvolvimento participativo de tecnologias na prática: processos e métodos. In: REIJNTJES, C.; HAVERKORT, B.; WATERS-BAYER, A. Agricultura para o futuro: uma introdução à agricultura sustentável e de baixo uso de insumos externos. 2.ed. Rio de Janeiro, AS-PTA, 1999. p.174-206.

d. Trabalho em Anais:
SCHAEFER. C.E.G.R. & EDEN, M. Os solos e os povos indígenas de Roraima: Um ensaio de ecologia humana. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 25. Viçosa, 1995. Anais. Viçosa, MG, Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, 1995. p.1494-1496.

e. CD-ROM:
MUGGLER, C.C.; SOBRINHO, F.A.P. & MACHADO, V.A. Educação em solos: princípios e pressupostos metodológicos. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 30., Recife, 2005. Anais. Recife, Sociedade Brasileira de
Ciências do Solo, 2005. CD ROM

f. Internet:
LOPES, S.B.; ALMEIDA, J. Metodologia para análise comparativa de sustentabilidade em sistemas agroflorestais. Disponível em: . Acesso em 24 Nov. 2006.

n) As Referências inseridas no texto deverão ser feitas da seguinte forma:
Silva & Smith (1975) ou (Silva & Smith, 1975).
Quando houver mais de dois autores, usar a forma reduzida: (Souza et al., 1975).
Referências a dois ou mais artigos do(s) mesmo(s) autor(es), no mesmo ano, serão discriminadas com letras minúsculas (Ex.: Silva, 1975a,b).

o) Os quadros deverão ser numerados com algarismos arábicos, sempre providos de um título claro e conciso e construídos de modo a serem autoexplicativos. Não usar linhas verticais. As linhas horizontais devem aparecer para separar o título do cabeçalho e este do conteúdo, além de uma ao final do quadro. O quadro deve ser feito por meio de uma tabela (MICROSOFT WORD/TABELA/INSERIR TABELA), no qual cada valor deverá ser digitado em células distintas, estando centralizado e alinhado;

p) Os gráficos deverão ser preparados, utilizando-se “Softwares” compatíveis com “Microsoft Windows” (“Excel”, “Power Point”, “Sigma Plot”, etc.). Para fotos e mapas coloridos utilizar resolução de 150 a 300 DPI. Não serão aceitas figuras que repitam informações de quadros.);

q) O artigo não poderá ultrapassar 2MB.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. Artigos científicos são trabalhos originais/inéditos completos resultados de pesquisa científica e que contribuam para o avanço do conhecimento. Os artigos científicos devem ter um mínimo de 08 e máximo de 15 páginas e conter os seguintes tópicos:

    I)Título (em língua portuguesa);
    II)Resumo (mínimo de 150 e máximo de 500 palavras);
    III)Palavras-chave;
    IV)Abstract (mínimo de 150 e máximo de 500 palavras);
    V)Key words;
    VI)Introdução (e estudo da bibliografia);
    VII)Material e Métodos;
    VIII)Resultados e Discussão;
    IX)Conclusões;
    X)Referências bibliográficas.

    As Comunicações Científicas compreendem textos menores que contém resultados preliminares, novos e/ou relevantes, de uma pesquisa que está em andamento. São menos detalhados que os artigos.

    Uma Comunicação pode ter entre 3 e 5 páginas, contendo os seguintes tópicos:

    I)Título (em língua portuguesa e inglesa);
    II)Resumo (mínimo de 100 e máximo de 200 palavras);
    III)Palavras-chave;
    IV)Abstract (mínimo de 100 e máximo de 200 palavras);
    V)Key words;
    VI)Texto da comunicação, sem subdivisões, mas que inclua introdução, metodologia, resultados e conclusão, com ou sem tabelas e/ou quadros e/ou figuras;
    VII)Referências bibliográficas.

    Também podem ser aceitos artigos de revisão, que apresentem estudos resumidos de trabalhos anteriores, contendo considerações e avaliação de idéias, métodos, resultados e conclusões e referências bibliográficas.

    A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, justificar em "Comentários ao Editor".
  2. Os arquivos para submissão estão em formato PDF (desde que não ultrapasse os 2MB)
  3. Todos os endereços de páginas na Internet (URLs), incluídas no texto (Ex.: http://www.ibict.br) estão ativos e prontos para clicar.
  4. O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; empregar itálico ao invés de sublinhar (exceto em endereços URL); com figuras e tabelas inseridas no texto, e não em seu final.
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.
  6. A identificação de autoria deste trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Asegurando a Avaliação por Pares Cega.
 

Declaração de Direito Autoral

Todos os Direitos autorais de publicação da revista têm como base o Creative Commons do tipo Atribuição-Não Comercial (CC BY-NC).

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou à terceiros.